O canal de Eliezer Tymniak no YouTube, focado em variedades, mostrou momentos em que a criatividade foi genial e causou um impacto significativo para os anunciantes.
Veja as jogadas geniais de marketing que entraram na seleção.
1- Burger King - Lanchonete de fast food
A empresa incentivou os clientes a pedirem um sanduíche Whopper quando estivessem dentro da concorrente MacDonald's.
Quem fizesse isso pagaria apenas 1 centavo. pelo hambúrguer. A campanha foi feita quando o Burger King estava lançando um aplicativo de entrega
Deu super certo. O app foi baixado mais de 1,5 milhão de vezes e as vendas pelo celular triplicaram. A empresa foi premiada no Festival Cannes de Publicidade.
2- Mais uma jogada de marketing do Burger King. A empresa começou a curtir Tweets do ano de 2010 de grandes influenciadores.
A ação chamou muito a atenção e os influenciadores começaram a questionar nas redes sociais por que a empresa de fast food estaria fazendo essas curtidas. Com isso, eles acabavam divulgando a marca.
Até que o Burger King revelou a intenção dos likes. A empresa estava relançando uma batata frita em funil que existia em 2010. 'Algumas coisas de 2010 vale a pena revisitar com tweets antigos e as batatas fritas em funil'.
3- Ford - Tradicional fabricante de veículos
Ao lançar um modelo da pickup Rage Raptor, a empresa recebeu comentário homofóbico dizendo que a cor azul era 'muito gay'.
Em resposta, a Ford aproveitou a celebração dos 25 anos do Orgulho Gay na Alemanha e lançou um modelo nas cores da bandeira do público LGBTQIA+ chamado VeryGayRaptor.
4- TyC Sports - Empresa argentina de notícias de esporte.
A empresa fez uma campanha contra homofobia, em resposta às ações do governo da Rússia que se posicionava contra a união homoafetiva, durante a Copa do Mundo de 2018.
A TyC Sports divulgou um comercial em que jogadores e torcedores se abraçavam para comemorar os gols. Esses lances de comemoração eram intercalados com a imagem do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para provocar o contraste.
5- Coca-Cola - Empresa mundial de refrigerante
A Coca-Cola fez uma campanha colocando nomes de pessoas nas latas. E o canal 'Porta dos Fundos' fez um vídeo criticando a falta de nomes diferentes.
Para criticar a empresa, o Porta dos Fundos gravou um vídeo em que uma mulher chamada Kellen procura - e não acha - uma lata com seu nome.
O Porta dos Fundos voltou a fazer gozação sobre a Coca-Cola na segunda etapa da campanha, quando satirizou a propaganda num vídeo em que o cliente percebe que, além do seu nome, a lata traz dados pessoais!
A Coca-Cola, então, não perdeu tempo. Fez uma lata com o nome completo do ator Fábio Porchat e as informações: 'Já se vestiu de Globeleza, foi dublador de boneco de neve e hoje é especialista em curadoria de nomes para latas de refrigerante'.
6- Nissan - Fabricante de veículos
Em 2011, a empresa lançou uma campanha dizendo que seu novo modelo de Pickup Frontier tinha 172 cavalos e os concorrentes tinham apenas pôneis.
Lançaram, então, uma propaganda na TV mostrando um motorista que teria atolado usando um veículo concorrente.
Quando ele abre o capô, percebe que há um monte de pôneis num carrossel. E eles cantam uma musiquinha chata. Viralizou.