'Carro voador' é um nome popular para o eVTOLs (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical).
Com propulsão elétrica, essas aeronaves de pequeno porte prometem voos silenciosos.
Diferentemente de helicópteros, que são abastecidos com querosene, os eVTOLs têm a vantagem de serem menos poluentes.
Os voos experimentais, em novembro de 2023, partiram de um heliponto no centro de Manhattan e chamaram atenção de quem passava.
A sessão de testes foi promovida pela Joby Aviation nos ares de Nova York com um modelo fabricado pela empresa.
'Um voo em Manhattan para o Aeroporto Internacional JFK pode levar apenas sete minutos', declarou Joeben Bevirt, fundador da Joby Aviation.
O mesmo percurso pode demandar até uma hora de carro em momentos de pico de trânsito.
A Joby Aviation tem a meta de começar operações comerciais com 'carros voadores' em 2025.
Para isso, a empresa já tem um acordo com a companhia Delta Airlines para oferecer serviços de táxi aéreo em Nova York com eVTOLS.
Capaz de chegar à velocidade de 320 km/h e com autonomia de 160 quilômetros, o veículo apresentado pela Joby Avation tem capacidade para quatro passageiros e um piloto.
A empresa Volocopter também fez testes para experimentar o seu modelo de 'carro voador' em Nova York.
A aeronave da Volocopter é mais 'modesta' em relação à apresentada pela Joby Aviation.
Com capacidade para apenas um passageiro e o piloto, atinge a velocidade de 110 km/h e tem autonomia de 35 quilômetros.
Na ocasião, o prefeito de Nova York, Eric Adams, acompanhou os testes das duas empresas.
'Esta é uma visão nova e ousada sobre o que queremos alcançar como cidade. Sabemos como é importante reduzir também o ruído e, como acabei de aprender, até onde o ruído pode viajar', declarou Adams.
Outras cidades pelo mundo já promoveram testes com eVTOLs, casos de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Fukushima, no Japão.
A brasileira Embraer também planejar entrar no mercado de 'carros voadores'.
Por meio da subsidiária Eve, a empresa de aviação desenvolve modelo para iniciar operação comercial em 2026.
A projeção da Embraer é chegar a 12 milhões de passageiros nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro até 2035.