De acordo com o administrador da instituição, Lourenço Machado, a embarcação era destinada à pesca e não possuía autorização para transportar passageiros.
'No domingo, registramos um incidente marítimo onde pelo menos 94 pessoas morreram quando uma embarcação que transportava 130 pessoas virou. Recuperamos 94 corpos e 26 estão desaparecidos', relatou.
Ainda segundo o administrador, o barco não tinha licença para operar livremente.
A balsa transportava pessoas de Lunga, na província de Nampula, para a Ilha de Moçambique, quando foi atingida por um maremoto.
Segundo relatos de um administrador marítimo local junto à emissora estatal TVM, os passageiros estavam tentando fugir de um surto de cólera que atinge o local.
As equipes de resgate acharam cinco pessoas vivas, sendo que duas foram levadas para o hospital.
Diversos países da África Meridional, região sul do continente, têm enfrentado surtos de cólera desde outubro de 2023.
De lá para cá, já foram contabilizados cerca de 15 mil casos de cólera e 32 mortes causadas pela doença nessa que é uma das regiões mais pobres do mundo.
Dos locais atingidos, Nampula é a área mais fragilizada, respondendo por um terço de todas as infecções.
A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae. Ela é geralmente transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes que contenham a bactéria.
Os sintomas mais comuns da cólera incluem diarreia aquosa grave, vômitos e cólicas abdominais, podendo levar à desidratação grave e à morte se não for tratada adequadamente.
A doença é mais comum em áreas com falta de saneamento básico e acesso limitado à água limpa.
O tratamento inclui a reposição de líquidos e eletrólitos perdidos, geralmente por meio de soluções de reidratação oral, e, em casos graves, antibióticos.
Além da doença, a região da África também tem sofrido com conflitos armados e violência. Recentemente, muitas pessoas fugiram para a ilha devido a ataques jihadistas em Cabo Delgado, uma província vizinha.
Desde 2017, grupos ligados ao Estado Islâmico têm lutado contra as autoridades locais, resultando em mais de 5 mil mortes e quase um milhão de refugiados.
O barco estava indo para a pequena Ilha de Moçambique. Esse lugar foi a capital da África Oriental portuguesa durante a colonização e deu nome ao país.
A ilha possui uma cidade fortificada e está ligada ao continente por uma ponte construída nos anos 1960.
Além disso, a Ilha de Moçambique é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, a agência cultural da ONU.
Localizada no extremo sul do continente africano, a região da África Meridional é banhada pelos oceanos Atlântico e Índico, ostentando paisagens deslumbrantes e uma rica história.
Os países que compõem a África Meridional são: África do Sul, Angola, Botswana, Ilhas Maurícias, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, Suazilândia e Zâmbia e Zimbábue.