Mas o café também pode ser degustado com complementos que combinam com o sabor do grão. Veja nesta galeria combinações e dicas de receitas simples e saborosas com o café para o dia a dia.
O café com leite, um clássico, atenua o efeito ácido do café para quem tem gastrite: a bebida fica equilibrada. O leite no café aumenta a concentração. Por isso, faz parte da merenda em muitas escolas.
Café com leite também previne dor de cabeça e fortalece ossos e músculos por causa do cálcio presente no leite. O ideal é misturar as duas bebidas de forma igual: meio a meio.
Outros complementos também são bem-vindos: canela, caramelo, baunilha, chocolate e cacau, entre outros. Daí a popularidade do cappuccino, cuja forma clássica leva um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado.,
Da mesma forma, destaca-se o mocaccino, que leva leite e espuma, além do café, como o cappuccino. Mas tem um acréscimo especial: cacau em pó.
Além da bebida, o café também é ingrediente para muitas delícias, como balas, bombons, pavês, mousses, tortas, iogurtes, caldas, sorvetes e bolos. Com uma boa receita e a mão certa, o café também proporciona sabor e aroma em guloseimas especiais.
O chef Maurísio Silveira, dono da empresa Caseiro e Artesanal, dá a receita de um bolo de café perfeito para ser degustado com... café!
Ingredientes: 4 ovos, 230g de óleo, 60g de café solúvel, 60g de cacau 100%, 500g de trigo, 625g de açúcar refinado, 10g de fermento , 10g de bicarbonato e 230g de leite misturado com 40g de vinagre de algodão.
Dilua o café em 300g de água fervente. Ponha o cacau e misture bem. Depois os ovos. Misture. Ponha o óleo e depois o leite. Misture. Acrescente açúcar e misture. Peneire a farinha com o bicarbonato e o fermento sobre a mistura na panela. E mexa até obter uma massa homogênea.
Essa receita rende dois bolos em forma retangular, tipo bolo inglês. Asse em forno convencional ou elétrico a 150ºC por 45 minutos. O bolo pode ser consumido puro ou com chantilly.
O café e as gostosuras preparadas com o grão fazem tanto sucesso que as cafeterias espalhadas pelo mundo são tratadas como pontos de encontro. Lugares para uma boa conversa pessoal ou profissional.
Nas cafeterias ou em casa, o café também é um companheiro na hora do estudo e das tarefas de trabalho. Uma boa xícara compõe o cenário ao lado do notebook, do caderno, da caneta...É um aliado no estímulo ao conhecimento. Saboroso, aromático, energético...Tudo de bom.
No calor, o café pode ser consumido em versões geladas. O sorvete, por exemplo, pode ser feito misturando 1 lata de leite condensado, 1 colher de essência de baunilha, 1 lata de creme de leite e 2 colheres de café solúvel, é possível obter um sorvete saboroso, com a cafeína que nos energiza.
Em casa, também dá pra fazer um delicioso picolé. Duas colheres de sobremesa de café solúvel se juntam a 40g de chocolate meio amargo, 1 colher de chá de cacau em pó, 400 ml de leite e 40g de açúcar mascavo. Se preferir faça sem o chocolate (pode usar baunilha).
Outra delícia é o frapê de café, feito com 1 lata de leite condensado, 2 colheres de café solúvel, 4 bolas de sorvete de creme, ,eia xícara de água e chantilly para decorar.
Outra receita saborosa é de manjar de café, feito com 3 gemas, 3 xícaras de leite, 1 xícara de café em infusão bem forte, 1 xícara e meia de açúcar e 10 colheres (sopa) de maisena.
O pudim de café também é uma tentação: 1 lata de leite condensado, 2 medidas (lata) de leite integral, 3 ovos e 2 colheres (sopa) de café solúvel.
Não esqueçamos da mousse de café: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 2 colheres (sopa) de café solúvel, 200 ml de água, 2 envelopes de gelatina incolor.
Também dá pra fazer um tentador milkshake de café: 3 xícaras de sorvete de creme, 1 xícara de leite; 6 colheres de licor de café, 1/2 xícara de infusão de café forte e calda de chocolate.
Com tantas alternativas, práticas, saborosas e fáceis de fazer, dá pra garantir a cafeína no dia a dia, com frio ou com calor.