A saga de Harry Potter envolve 7 livros, desde A Pedra Filosofal até Relíquias da Morte (no cinema foram 8 filmes, pois o último livro foi desmembrado em duas partes). A autora J.K.Rowling já vendeu mais de 500 milhões de livros.
O parque Islands of Adventure tem o castelo de Hogwarts e a vila de Hogsmeade; e o Universal Studios tem o Beco Diagonal. A ligação entre eles é feita pelo trem que imita o do filme.
A estação londrina de King Cross, onde os passageiros embarcam no trem, também foi reconstituída.
Não poderia faltar a plataforma 9 3/4 , a parede mágica de tijolos que dá acesso ao universo bruxo, invisível aos chamados 'trouxas' (os não bruxos, de acordo com o livro).
Em Hogsmeade, a vila próxima ao castelo de Hogwarts, o casario coberto por neve é um espetáculo à parte. É um dos locais preferidos dos visitantes para fotos.
Em Hogsmeade, barraquinhas vendem as bebidas preferidas dos bruxos: a Butterbeer, cerveja amanteigada, e o Pumpkin Juice, suco de abóbora cuja garrafinha tem tampa no formato do legume. Docinho, docinho...
As fachadas de prédios londrinos, recriadas no parque, refletindo o seu colorido no lago artificial, formam uma das paisagens mais bonitas do mundo mágico de Harry Potter.
Do lado oposto ao Islands of Adventure, onde ficam o castelo e a vila, os visitantes encontram o parque Universal Studios, onde fica o Beco Diagonal,. A entrada misteriosa é por uma brecha atrás do Caldeirão Furado, o pub frequentado pelos bruxos.
O pub é decorado com estacas de madeira, luminárias rústicas com luz amarela e mesas de madeira pesada - ao estilo medieval.
No Beco Diagonal, lojas vendem todo tipo de produtos para feiticeiros. O movimento é sempre intenso.
Um dos destaques é a loja dos gêmeos Fred e George Weasley, que desistiram da escola de Hogwarts para criar o próprio negócio e vender objetos mágicos para travessuras.
No Beco Diagonal, também fica a Ollivanders, loja fundada em 382 a.C. Seu proprietário, Garrick Ollivander, é considerado o melhor fabricante de varinhas mágicas do mundo.
Foi nesta loja que Harry Potter adquiriu sua varinha mágica pessoal. Como Ollivander explicou, a varinha é que escolhe seu dono, pela personalidade.
A moto de Hagrid, o gigante guardião de Hogwarts, que teve a tarefa de buscar Harry Potter no mundo dos trouxas e contar a ele sobre sua condição de bruxo, também fica no Beco Diagonal.
E a principal atração do Beco é o dragão no alto do Banco de Gringotts. A cada 10 minutos, ele solta fogo pela boca. Está sempre rodeado de centenas de visitantes.
Dentro do banco, os atendentes são duendes - os goblins. Fundado em 1474, o banco é usado pelos bruxos para guardar não apenas dinheiro, mas objetos raros e valiosos.
Nas lojas do Beco Diagonal, também são vendidos enfeites e lembranças de todos os tipos para os não bruxos que visitam o lugar. Inclusive uniformes de estudantes de Hogwarts para quem quer passear pelo parque 'a caráter'.
Um dos souvenirs preferidos do público é a coruja Hedwig, animal de estimação de Harry Potter. Ela é uma coruja branca, nevada, nativa do Ártico.
Do lado de fora do Beco Diagonal, fica estacionado o Knight Bus, o ônibus que se adapta a qualquer espaço, por mais fino que seja, passando invisível pelo trânsito londrino.
De volta a Islands of Adventure, a entrada do castelo é suntuosa e 'protegida' por seres mágicos.
Dentro do castelo fica o chapéu seletor , que ao ser colocado na cabeça do aluno define a casa em que ele vai estudar.
As casas de Hogwarts são, no sentido horário: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa (nomes usados no Brasil).