Benedict Cumberbatch, cujo sobrenome complicado é realmente o seu de nascença (Benedict Timothy Carlton Cumberbatch), é britânico, nascido no coração da Inglaterra (a capital Londres), em 19/7/1976.
Este canceriano de sorriso largo não surgiu do nada no meio artístico. Tem formação pela Universidade de Manchester (curso de representação) e pela prestigiada Academia de Música e Arte Dramática de Londres.
Ele é filho de atores e, portanto, cresceu no meio artístico. E seu berço é rico. Seu avô, Henry, pertencia à alta sociedade londrina e foi oficial num submarino nas duas Guerras Mundiais.
Sua sólida formação cênica o credenciou para trabalhos em teatro em Londres. E ali começou sua carreira, sendo indicado a prêmios Oliver por papéis no palco.
Mas Benedict também fazia cinema e televisão. Em 2012, Benedict foi premiado com o Critic's Choice pela atuação na série 'Sherlock Holmes'. Ele interpretava o famoso detetive e Martin Freeman vivia o assistente, John Watson.
No cinema, fez vários filmes, desde 2002, mas sua primeira indicação ao Oscar, com repercussão internacional sobre seu talento, foi em 2014, quando ele viveu o matemático Alan Turing, gênio que decifrou o código das mensagens nazistas.
No mesmo ano, a Marvel anunciou que Benedict havia sido escolhido para interpretar o Doutor Estranho. A estreia foi em 2016.
O personagem integrou também os filmes da franquia Vingadores (Guerra Infinita e Ultimato).
Doutor Estranho também aparece nos filmes 'Thor: Ragnarok' (2017) e 'Homem-Aranha: Sem Volta para Casa' (2021).
Em 2022 Benedict concorreu ao Oscar de Melhor Ator por 'Ataque dos Cães', em que vive Phil Burbank, um fazendeiro durão que enfrenta a revelação de antigos segredos.
Muitas pessoas não sabem, mas Benedict é um prestigiado dublador. Ele é que faz a voz sombria de Smaug, da saga de Hobbit e Senhor dos Anéis. Para gravar, Benedict atua não apenas falando, mas fazendo movimentos, usando roupa especial
Na franquia 'Os Pinguins de Madagascar', ele é a voz de Secreto, o lobo líder do grupo Vento do Norte, que ajuda animais em perigo.
E Benedict também deu vida ao mal-humorado Grinch, que não gosta de comemorar o Natal, na animação produzida em 2018.
Benedict e o ator Tom Hiddleston formaram uma sólida amizade nas gravações. Tom é o vilão Loki, nas sagas Thor e Vingadores, mas, na vida real, é alguém presente no dia a dia de Benedict.
Benedict tem uma vida familiar equilibrada, casado desde 2015 com a encenadora de teatro Sophie Hunter. O casal tem 3 filhos.
Benedict Cumberbatch é um dos embaixadores do The Prince's Trust, uma instituição de caridade criada pelo príncipe Charles que tem como objetivo auxiliar os jovens com dificuldades no Reino Unido.
Ele defende a proteção de imigrantes que chegam ao país devido a problemas sócio-políticos em suas terras de origem. E fala disso abertamente, incentivando donativos para instituições que apoiam refugiados.
Benedict é defensor do direito das mulheres e diz que só aceita papéis quando a mulher, caso tenha o mesmo destaque no filme, receba o mesmo salário. Na foto, ele veste camisa com a inscrição: 'Esta é a aparência de um feminista'.
Benedict passou por um drama, em 2004, na África do Sul, onde gravou a minissérie To The Ends of The World. Ele e dois amigos foram sequestrados numa estrada, ameaçados de morte e mantidos em cativeiro por duas horas e meia. Depois foram abandonados, feridos, num descampado.
Benedict diz que sempre lembra dessa história quando ouve “How To Disappear Completely”, do Radiohead (foto), que era a música que estava tocando no carro.
Benedict é vegano. Ele não come nada que seja oriundo de animais. E é tão respeitado no meio que o PETA, famoso grupo de defesa de animais, o elegeu como 'o vegano mais bonito do mundo', em 2018.