O evento, chamado de 'Hello Kitty Parade', está sendo promovido pela empresa Sanrio Brasil, responsável pelos direitos da personagem.
Os artistas começaram a pintura no dia 24 de fevereiro e têm até 24 de março para terminar suas participações.
Uma das artistas, a designer (SP) Ana Carolina Iannaccone, de 34 anos, mora em Florianópolis e embarca no próximo dia 18/03 rumo à Estação Barra Funda da CPTM, local onde acontecem as pinturas.
O portal NSC Total, ela falou da emoção de pintar uma personagem que foi marcante na sua vida: 'A Hello Kitty fez parte da minha infância. Quando soube do edital, corri para participar. Quando me avisaram que fui selecionada, fiquei feliz demais'.
No evento, as pinturas devem ser feitas em uma escultura da Hello Kitty feita de fibra de vidro, com dimensões de 110 cm de altura, 30 cm de base e 100 cm de diâmetro.
A personagem Hello Kitty foi criada em 1974 pela empresa japonesa Sanrio.
Mais especificamente, a personagem foi criada pela designer da Sanrio, a japonesa Yuko Shimizu.
Um ano depois da criação, Yuko Shimizu deixou a empresa e foi substituída pela designer Setsuko Yonekubo, que assumiu a Hello Kitty por cinco anos até 1980, quando Yuko Yamaguchi (foto) assumiu. Ela está na liderança da marca até hoje.
Apesar da aparência de gata, Hello Kitty não é um animal como muitos pensam, mas sim uma personificação de alguém real.
Por isso, quando criou a personagem, a empresa japonesa estabeleceu que ela seria uma menina britânica de 3ª série do signo de Escorpião.
O design simplista da personagem -- sem boca e com um laço vermelho -- ajudaram a torná-la um ícone versátil e atemporal.
Apesar de ser uma personagem sem boca, a Hello Kitty consegue expressar uma variedade de emoções e personalidades por meio de suas diferentes poses e acessórios.
A Hello Kitty é conhecida por seu estilo kawaii, que significa 'fofo' ou 'bonitinho' em japonês.
A personagem tem uma irmã gêmea chamada Mimmy, além de outros amigos e familiares como My Melody, Kuromi e Keroppi.
Em meados de 2010, a empresa japonesa transformou a personagem em um fenômeno global de marketing, avaliado em US$6 bilhões anualmente. Em 2014, esse valor aumentou para US$8 bilhões anuais!
Desde 2019, a Hello Kitty é a segunda franquia de mídia mais valiosa de todos os tempos, gerando US$80 bilhões em vendas de varejo ao longo da vida, ficando atrás apenas de Pokémon.
A personagem se tornou uma das mais queridas e icônicas não só do Japão, mas do mundo todo.
Sua imagem aparece em uma ampla variedade de produtos licenciados, desde roupas e acessórios até itens de papelaria e utensílios domésticos.
A Sanrio já promoveu a Hello Kitty até em avião comercial, um Airbus A330-200 a jato, denominado 'Hello Kitty Jet'.
A personagem também já foi alvo de parcerias com marcas de luxo, como a Simmons Jewelry Co. e a Louis Vuitton, que lançou um carro, chamado 'Hello Kitty Mini'.
A personagem também já estrelou desenhos animados, filmes, videogames e até mesmo shows musicais.