Alto Astral

Artistas brasileiros fazem homenagem aos 50 anos da ‘Hello Kitty’


Por Flipar
Instagram @iannacconearts

O evento, chamado de 'Hello Kitty Parade', está sendo promovido pela empresa Sanrio Brasil, responsável pelos direitos da personagem.

© BrokenSphere / Wikimedia Commons

Os artistas começaram a pintura no dia 24 de fevereiro e têm até 24 de março para terminar suas participações.

Instagram @iannacconearts

Uma das artistas, a designer (SP) Ana Carolina Iannaccone, de 34 anos, mora em Florianópolis e embarca no próximo dia 18/03 rumo à Estação Barra Funda da CPTM, local onde acontecem as pinturas.

Instagram @iannacconearts

O portal NSC Total, ela falou da emoção de pintar uma personagem que foi marcante na sua vida: 'A Hello Kitty fez parte da minha infância. Quando soube do edital, corri para participar. Quando me avisaram que fui selecionada, fiquei feliz demais'.

Instagram @iannacconearts

No evento, as pinturas devem ser feitas em uma escultura da Hello Kitty feita de fibra de vidro, com dimensões de 110 cm de altura, 30 cm de base e 100 cm de diâmetro.

divulgação

A personagem Hello Kitty foi criada em 1974 pela empresa japonesa Sanrio.

Reprodução Facebook POP MART

Mais especificamente, a personagem foi criada pela designer da Sanrio, a japonesa Yuko Shimizu.

Georges Seguin /Wikimédia Commons

Um ano depois da criação, Yuko Shimizu deixou a empresa e foi substituída pela designer Setsuko Yonekubo, que assumiu a Hello Kitty por cinco anos até 1980, quando Yuko Yamaguchi (foto) assumiu. Ela está na liderança da marca até hoje.

reprodução

Apesar da aparência de gata, Hello Kitty não é um animal como muitos pensam, mas sim uma personificação de alguém real.

Flickr Jay Tilston

Por isso, quando criou a personagem, a empresa japonesa estabeleceu que ela seria uma menina britânica de 3ª série do signo de Escorpião.

Divulgação

O design simplista da personagem -- sem boca e com um laço vermelho -- ajudaram a torná-la um ícone versátil e atemporal.

Divulgação

Apesar de ser uma personagem sem boca, a Hello Kitty consegue expressar uma variedade de emoções e personalidades por meio de suas diferentes poses e acessórios.

Reprodução Facebook POP MART

A Hello Kitty é conhecida por seu estilo kawaii, que significa 'fofo' ou 'bonitinho' em japonês.

Divulgação

A personagem tem uma irmã gêmea chamada Mimmy, além de outros amigos e familiares como My Melody, Kuromi e Keroppi.

Divulgação

Em meados de 2010, a empresa japonesa transformou a personagem em um fenômeno global de marketing, avaliado em US$6 bilhões anualmente. Em 2014, esse valor aumentou para US$8 bilhões anuais!

Imagem de Markus por Pixabay

Desde 2019, a Hello Kitty é a segunda franquia de mídia mais valiosa de todos os tempos, gerando US$80 bilhões em vendas de varejo ao longo da vida, ficando atrás apenas de Pokémon.

Reprodução Facebook POP MART

A personagem se tornou uma das mais queridas e icônicas não só do Japão, mas do mundo todo.

Imagem de Vinson Tan ( ? ? ? ) por Pixabay

Sua imagem aparece em uma ampla variedade de produtos licenciados, desde roupas e acessórios até itens de papelaria e utensílios domésticos.

reprodução youtube

A Sanrio já promoveu a Hello Kitty até em avião comercial, um Airbus A330-200 a jato, denominado 'Hello Kitty Jet'.

derivative work/Wikimédia Commons

A personagem também já foi alvo de parcerias com marcas de luxo, como a Simmons Jewelry Co. e a Louis Vuitton, que lançou um carro, chamado 'Hello Kitty Mini'.

Takeaway /Wikimédia Commons

A personagem também já estrelou desenhos animados, filmes, videogames e até mesmo shows musicais.

Reprodução Youtube

Veja Mais