Economia

Chamadas ‘indesejadas’ de telemarketing passam por mudanças. Confira!


Por Flipar
Stitch Flickr

A nova regra exige que, desde já, as empresas de telemarketing que usem o código 0303 para deixarem claro que são companhias deste ramo. No entanto, a regra só vale para ligações feitas de celular. A regra só valerá a partir de junho para chamadas oriundas de telefone fixo.

Reprodução do site br.pinterest.com/pin

Empresas de telemarketing geralmente são terceirizadas de grandes companhias. Elas nos procuram para tentar emprestar dinheiro (com muitos juros), vender planos de telefonia e de tv a cabo, entre outros serviços

Gerd Altmann pixabay.

Quando uma empresa liga e você não conhece o número, tende a atender. Se for telemarketing, pode haver perda de tempo, o que irrita o cidadão. Mas, se não atender, pode perder uma oportunidade de emprego, por exemplo. Agora, com o prefixo 0303, você já saberá do que se trata.

pixabay

Além de não atender, você pode bloquear o número para que ele não te procure outras vezes. Outra possibilidade é entrar em contato com a sua operadora para que ela impeça todos os números com este início de te ligarem.

pxhere free download

No Brasil, as ligações de telemarketing têm passado do tolerável. Há pessoas recebendo telefonemas fora do horário comercial, à noite e até de madrugada.

Divulgação Agência Brasil

Empresas de telemarketing que fazem cobranças ou pedem doações não precisam usar o prefixo 0303. Caso você perceba que não há o cumprimento de regras, é importante denunciar para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

José Cruz Agência Brasil

A Anatel em conjunto com o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), poderá aplicar multas que vão de 700 até milhões de reais, dependendo do tamanho e do grau de insistência da empresa.

Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) será responsável por fiscalizar se as empresas estão realmente usando o prefixo. Ela poderá e deverá fazer denúncias se perceber irregularidades.

Marcelo Camargo Agência Brasil

Desde 2019, há no Brasil o serviço 'Não Me Perturbe', onde as pessoas se cadastram para não receber esses telefonemas.

Reprodução do site naomeperturbe.com.br/

A falta de habilidade com a Internet faz com que muitas pessoas, principalmente idosas, não consigam se cadastrar. Neste caso, é necessário buscar orientação.

Arquivo Agência Brasil

Mesmo com o 'Não Perturbe', há pessoas que se queixam de continuar recebendo chamadas, mas com baixa frequência.. São cerca de 9 milhões de pessoas cadastradas no site.

Reprodução do site estrela10.com.br/telefone-fixo

Em agosto do ano passado, a Anatel fez uma consulta pública para inserir ou não o prefixo 0303.

Marcello Casal Jr Agencia Brasil

A resolução agradou à sociedade. A medirá foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Ato nº 10.413, em 10 de dezembro.

reprodução jures.com.br

De acordo com várias pesquisas, os brasileiros são os que mais recebem esses telefonemas. No entanto, há divergências quanto à média mensal.

REPRODUÇÃO INFOESCOLA.COM

Uma pesquisa do TrueCaller apontou que o brasileiro recebeu, em média, 49,9 chamadas de telemarketing por mês em 2020. E aí entra outro problema: quase a metade dessas ligações era com tentativas de golpe.

Marcello Casal Jr Agência Brasil

Ainda segundo esta pesquisa, os americanos apareceram em segundo lugar em 2020, com 28,4 chamadas indesejadas por mês. Os húngaros fecharam o pódio naquele ano, com 28,3 ligações mensais há dois anos.

Divulgação

Já pelos dados do Deep Center, os brasileiros receberam, em média, 258 ligações de telemarketing durante o mês de agosto de 2021.

Marcello Casal Jr Agencia Brasil

As pesquisas concordam que, quando não são tentativas de golpe, as ligações - em sua maioria - contêm ofertas de empréstimos e cartões de crédito.

Marcello Casal Jr Agência Brasil

O telemarketing é uma prática antiga. Hoje, não é das atividades mais lucrativas, mas ainda há muitos empresários investindo, pois os funcionários, em geral, são jovens de baixa escolaridade. Mão-de-obra barata que pode render bons lucros caso os clientes aceitem as propostas.

Reprodução do site bandnewsfmrio.com.br/editorias-detalhes/ Foto: Divulgação/Secom Maceió

Veja Mais