Cillian Murphy caminha a passos largos para se consolidar como um dos maiores atores de Hollywood. Nos últimos 20 anos, ele vem se afirmando como um dos profissionais mais representativos do cinema e da TV.
Em ‘Oppenheimer' - o grande vencedor do Oscar 2024 com 7 estatuetas, inclusive de Melhor Filme - Cillian interpreta o físico J. Robert Oppenheimer, diretor do projeto Manhattan, criado pelos Estados Unidos e responsável por construir a bomba nuclear, que devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial .
O longa-metragem, que alcançou quase US$ 1 bilhão em bilheteria, é a produção 1ue teve mais indicações este ano ao Oscar : 13 ao todo.
Por sinal, para fazer o papel, Murphy precisou começar uma dieta bastante regrada. De acordo com Emilly Blunt, outra estrela do filme, que concorreu (mas não levou) como Melhor Atriz Coadjuvante, o profissional comia somente uma amêndoa por dia. “Ele estava muito magro”, destacou a atriz em entrevista ao programa ‘E! News’
O ator, de 47 anos, é natural da cidade de Cork (foto), na Irlanda. Na reta final da sua adolescência, ele tocava piano e cantava ao lado do seu irmão, Páidi, em diversas bandas. Até que os dois, obcecados pelos Beatles, criaram sua própria banda, 'The Sons of Mr. Greengenes” ('Os Filhos do Sr. Greengenes')
Murphy (segundo da direita para a esquerda) tentou a sorte no curso de Direito da universidade de sua terra natal, a University College Cork, em 1996. No entanto, desistiu da ideia logo no primeiro ano, já que foi reprovado nas provas. A justificativa foi de que ele não estava empenhado.
Isso porque ele estava focado na banda e descobriu que o Direito e as leis não eram o caminho que queria seguir. Inclusive, enquanto estava na faculdade, assistiu a uma peça da companhia de teatro Corcadorca e passou a se interessar por atuação.
Cillian já havia tido contato com a arte quando ainda estava na escola, pois participou de um módulo de teatro que foi organizado por Pat Kiernan, um diretor da Corcadorca, na cidade de Cork. Depois, ele relatou que a experiência foi uma 'grande euforia' e uma sensação de 'plena vida'.
Willian Wall, seu professor de inglês, o incentivou a continuar atuando, mas naquele momento a prioridade de Murphy era ser uma estrela de rock. Na faculdade, ele participou de duas peças de teatro.
Sua estreia profissional nos palcos ocorreu em setembro de 1996 ao fazer o personagem Darren na peça ‘Disco Pigs’, de Enda Walsh. “Eu era incrivelmente convencido e não tinha nada a perder, e isso combinava com o papel, suponho', deduziu Murphy.
Migrou para o cinema dois anos depois, e sua primeira participação ocorreu no filme “A História de uma Amizade”. Em seguida, trabalhou em outras produções como “Sunburn - Aventuras de um Verão', em 1999 e 'The Trench' no mesmo ano, e contracenou com Daniel Craig, que interpretou James Bond por anos.
Seu primeiro grande trabalho de destaque foi em 2001, exatamente na sua reinterpretação em ‘Disco Pigs’, mas numa versão adaptada para o cinema. A interpretação lhe garantiu o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de Ourense, que recompensa anualmente as obras inovadoras pelo mundo.
Em 2003, com a participação em ‘Extermínio’, filme que mistura terror e humor, com a direção de Danny Boyle, Murphy passou a ser observado pelos grandes estúdios.
A sua parceria com o diretor Christopher Nolan(que agora levou os Oscars de Melhor Filme e Melhor Diretor por 'Oppenheimer') começou em 2005 e dura até os dias de hoje. O primeiro contato deles foi no longa-metragem ‘Batman Begins’, no qual o ator interpretou o vilão Espantalho. Depois disso, eles realizaram outros seis trabalhos juntos.
No caso, ‘A Origem’, produção de 2010; 'O Preço do Amanhã, em 2011; 'Anna - O Perigo Tem Nome’, em 2019; ‘Poder Paranormal’ em 2012; ‘Dunkirk’, em 2017’ ‘Um Lugar Silencioso: Parte II’, em 2020. E Oppenheimer (foto), que já é um marco em sua carreira.
Graças ao personagem Patrick 'Kitten' Braden, uma mulher trans, de ‘Café da Manhã em Plutão’, em 2005, foi indicado pela primeira vez ao Globo de Ouro na categoria ‘Melhor ator em comédia ou musical’. Além disso, ganhou o ‘Irish Film and Television Awards’, a cerimônia de maior prestígio da Irlanda.
Em 2013, com o protagonismo na série ‘Peaky Blinders’ ao interpretar Thomas Shelby, conquistou o prestígio no mundo televisivo. Afinal, a produção de seis temporadas que foi concluída no ano passado recebeu diversas premiações. Cillian foi eleito o melhor ator no TV Choice Awards.
A princípio, a ideia do criador da série, Steven Knight, não era dar o papel principal a Murphy, pois não via uma combinação entre o personagem e ele. No entanto, Knight recebeu a seguinte mensagem de Cillian: “Lembre-se, eu sou um ator”. E mudou de ideia.
Com relação à sua vida pessoal, o ator é casado desde 2004 com Yvonne McGuiness, que foi sua namorada por anos. O casal tem dois filhos: Malachy, de 17 anos, e Aran, de 16 anos.