A cerimônia, que aconteceu neste domingo (10/03), no Dolby Theatre, em Los Angeles, foi conduzida mais uma vez pelo apresentador Jimmy Kimmel.
Outro filme que se destacou foi 'Pobres Criaturas', com quatro estatuetas. Entre os 'rejeitados' estão 'Assassinos das Luas das Flores', com 10 indicações e nenhum Oscar, e 'Barbie', que mesmo com toda a expectativa acabou vencendo só um prêmio. Confira todos os vencedores da noite!
Melhor Canção Original - Billie Eilish, FINNEAS - 'What Was I Made For?', de 'Barbie': A música que questiona no filme 'para que as bonecas foram criadas?' já era a grande favorita da noite e confirmou a vitória no Oscar.
Melhor Trilha Sonora Original - 'Oppenheimer': O compositor sueco Ludwig Göransson, de 39 anos, venceu o Oscar pela segunda vez. A outra foi em 2019, pela trilha de 'Pantera Negra'.
Melhor Som - 'Zona de Interesse': O som tem papel significativo para compor a narrativa do filme, que mostra a rotina da família de um militar alemão vivendo ao lado de um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Melhor Curta-Metragem - 'A Incrível História de Henry Sugar': O curta dirigido pelo aclamado diretor Wes Anderson conta a história de um homem que é capaz prever o futuro com a ajuda de um livro que roubou.
Melhor Fotografia - 'Oppenheimer': O cinematógrafo suíço Hoyte Van Hoytema é conhecido pela parceria de longa data com o diretor Christopher Nolan.
Melhor Documentário de Curta-Metragem - 'A Última Loja de Consertos': Esse curta conta a história de uma loja que conserta instrumentos musicais de alunos de escolas públicas em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Melhor Documentário - '20 Dias em Mariupol': O filme é um documento chocante do fotojornalista ucraniano Mstyslav Chernov em uma jornada de 20 dias por Mariupol, cidade que foi invadida e destruída pelo exército russo durante a Guerra da Ucrânia.
Melhores Efeitos Visuais - 'Godzilla Minus One': O filme é uma produção japonesa sobre o monstro mais mais popular do país e conta com efeitos visuais de cair o queixo!
Melhor Design de Figurino - 'Pobres Criaturas': O filme tem um visual todo retrofuturista e os belíssimos figurinos acompanham essa ideia durante todo o filme.
Melhor Design de Produção - 'Pobres Criaturas': Dobradinha do filme do diretor grego Yorgos Lanthimos. Assim como nos figurinos, aqui os cenários foram todos criados do zero para expressar a estranheza daquele universo.
Melhor Maquiagem e Penteados - 'Pobres Criaturas': A maquiagem do personagem do cientista Godwin Baxter, interpretado pelo Willem Dafoe, foi um dos grandes destaques do filme.
Melhor Curta-Metragem de Animação - 'War Is Over!': Inspirado em uma música criada por John Lennon & Yoko Ono, o curta conta a história de dois soldados inimigos que jogam xadrez com a ajuda de um pombo-correio no meio de uma guerra.
Melhor Animação - 'O Menino e a Garça': Contrariando algumas expectativas, a animação japonesa do renomado diretor Hayao Miyazaki superou a badalada continuação de 'Homem-Aranha: No Aranhaverso'.
Melhor Filme Internacional - 'Zona de Interesse': Segundo Oscar da noite para o filme dirigido pelo britânico Jonathan Glazer.
Melhor Edição - 'Oppenheimer': A montadora Jennifer Lame recebeu o prêmio de edição no Oscar, que costuma dar pistas sobre quem vai vencer na categoria de Melhor Filme...
Melhor Roteiro Adaptado - 'Ficção Americana': O filme é baseado no livro do escritor americano Percival Everett e conta a história de um romancista que está cansado de ver o sistema lucrar com o entretenimento 'negro'.
Melhor Roteiro Original - 'Anatomia de Uma Queda': Os roteiristas Justine Triet e Arthur Harari criaram a história do filme, que gira em torno de uma mulher tendo que enfrentar os tribunais depois de ser acusada de assassinar o próprio marido.
Melhor Ator Coadjuvante - Robert Downey Jr., por 'Oppenheimer': Depois de encerrar sua jornada como Tony Stark nos filmes da Marvel, Downey Jr. brilhou como o personagem Lewis Strauss e levou seu primeiro Oscar para casa.
Melhor Atriz Coadjuvante - Da’Vine Joy Randolph, por 'Os Rejeitados': A atriz é um dos grandes destaques do filme e fez um dos discursos mais emocionantes da noite. “Durante anos, pensei que queria ser diferente, mas percebi que precisava ser eu mesma”, disse, ao receber o prêmio.
Melhor Ator - Cillian Murphy, por 'Oppenheimer': Sem surpresas, o ator irlandês que viveu o 'Pai da Bomba Atômica' foi indicado pela primeira vez e já faturou seu primeiro Oscar.
Melhor Atriz - Emma Stone, 'Pobres Criaturas': Ao contrário de Cillian Murphy, essa foi a quinta indicação ao Oscar de Emma Stone, que venceu também por 'La La Land: Cantando Estações', em 2017.
Melhor Diretor: Christopher Nolan, por 'Oppenheimer': O diretor responsável por filmes como 'A Origem' (2010), 'Interestelar' (2014) e 'Batman: O Cavaleiro das Trevas' (2008), venceu o Oscar pela primeira vez.