O reconhecimento foi concedido pela World Archery, a federação global de tiro com arco, no último domingo (04/02).
Agora, com apenas 26 anos, o atleta carioca se tornou o número um do ranking mundial.
No mesmo dia, Marcus esteve em Las Vegas, onde alcançou o segundo lugar no Finals do Circuito Mundial Indoor.
Em entrevista, o brasileiro agradeceu: “É um prêmio importante, vai trazer muita visibilidade para a modalidade. O Brasil é conhecido como o país do futebol, mas também é rodeado de muitas outras modalidades”.
“Essa é a primeira vez que conquistamos esse prêmio e é muito fruto do investimento. O Brasil é gigantesco, esse título não é só meu. Tudo isso está sendo muito especial para mim”, completou.
Marcus é membro da equipe Dispara Brasil e participa do projeto Maricá Cidade Olímpica, que é apoiado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
O objetivo principal da Secretaria de Esporte e Lazer é promover a integração social e a inclusão, além de atrair uma variedade de eventos esportivos para a cidade.
Em 2023, o brasileiro ganhou uma medalha de bronze no último Campeonato Mundial em Berlim, na Alemanha.
No mesmo ano, o carioca foi campeão da etapa final da Copa do Mundo de tiro com arco, realizada em Hermosillo, no México.
Além disso, ele brilhou nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, onde conquistou duas medalhas: prata nas duplas mistas e bronze por equipes.
Por conta das vitórias, Marcus chegou a ser eleito o melhor atleta masculino do país no prestigiado Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
No esporte do tiro com arco, os competidores lançam três flechas em cada rodada, chamada de set, podendo marcar até 30 pontos, dependendo de quão próximo acertarem o alvo.
O competidor que conseguir a pontuação mais alta na rodada recebe dois pontos na partida. Se houver empate, cada atirador ganha um ponto.
O primeiro atleta a acumular seis pontos é declarado vencedor do confronto.
Marcus D'almeida nasceu em 1998, no Rio de Janeiro. Graças à habilidade no esporte, ele recebeu o apelido de 'Neymar do Tiro com Arco'.
Atualmente com 25 anos, o arqueiro brasileiro iniciou sua jornada internacional no esporte há cerca de 10 anos.
Com apenas 16 anos, D'almeida conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2014 e alcançou o segundo lugar na Copa do Mundo de Tiro com Arco, sendo superado apenas pelo americano Brady Ellison.
Marcus chegou a participar das Olimpíadas do Rio em 2016 como parte da equipe brasileira, porém foi eliminado logo na primeira rodada.
Nas Olimpíadas de Tóquio o brasileiro foi derrotado nas oitavas de final pelo italiano Mauro Nespoli. Mesmo assim, o carioca alcançou o melhor desempenho de um arqueiro brasileiro na história olímpica da modalidade.
Nas redes sociais, muitos usuários vibraram com a conquista do brasileiro e alguns chegaram a compará-lo até com o personagem Legolas, um exímio arqueiro do universo de 'Senhor dos Anéis'.