Notícias

Encontro de Muladeiros: Tradição e Festa no Oeste Goiano


Por Flipar
Reprodução TV Anhanguera

Centenas de apaixonados por mulas, cavalos e jumentos se reúnem para festejar esaa convivência história entre pessoas e animais na cidade de Iporá.

Reprodução TV Anhanguera

Iporá é um município que tem cerca de 36 mil habitantes e ocupa uma área de 1.026 km², a 216 km da capital Goiânia.

Túllio F wikimedia commons

A cidade fica a 600 metros de de altitude e tem uma economia voltada para a agricultura de soja, além do comércio regional.

Divulgação

Iporá tem 5 eventos anuais que atraem visitantes de outros estados: O Réveillon no Lago Pôr do Sol;o Carnaval no Lago Pôr do Sol; Festa da Nossa Senhora Auxiliadora (a terceira maior festa religiosa do Estado de Goiás, em maio; a Exposição agropecuária de Iporá, em julho; e o Encontro Nacional dos Muladeiros, sempre acontece na última semana de janeiro.

Reprodução Instagram

Trata-se do maior encontro de Muladeiros do mundo. Os hotéis de Iporá já se preparam para receber a multidão de visitantes que movimentam a economia local.

Reprodução TV Anhanguera

O encontro tem exposições, provas, desfiles e shows de música sertaneja.

Reprodução TV Anhanguera

A atração principal da festa é a cavalgada que percorre cerca de 15 quilômetros pela principal avenida da cidade.

Reprodução TV Anhanguera

Crianças e adultos vestidos 'a caráter' fazem a apresentação pelas ruas de Iporá. E a festa também inclui a negociação de animais para novos interessados.

Reprodução TV Anhanguera

Um dos objetivos do encontro é resgatar a cultura dos antigos tropeiros e bandeirantes. Assim como ocorre na Festa da Queima do Alho, no Festival do Peão de Barretos (SP).

Youtube/DRONE JC PRODUÇÕES

O evento em Goiás celebra a cultura e a paixão dos criados de mulas, também chamados de muares, dependendo da região do Brasil

Reprodução TV Anhanguera

Essa espécie híbrida é formada pelo cruzamenro de um jumento com uma égua ou de uma jumenta com um cavalo.

Matthias Walther wikimedia commons

As mulas se caracterizam pela orelhas alongadas e pelo curto. Costumam ser mais altas que os jumentos. O tamanho depende muito do cavalo (pai) ou da égua (mãe), mas, em geral, uma mula tem mais de 1,5 metro.

Juan R. Lascorz wikimedia commons

Como os cavalos têm 64 cromossomos e os jumentos apenas 62, as mulas nascem com 63 cromossomos. E isso faz com que elas sejam estéreis (com raras exceções) .

Reprodução TV Anhanguera

As mulas são robustas e fortes. Adaptam-se bem ao ambiente. E são ótimas para montaria, tração e transporte de carga, o que confere grande importância desse animal no dia a dia de produtores rurais e pessoas que dependem do animal para a locomoção no dia a dia. Dada a sua robustez e

Tomás Del Coro wikimedia commons

As mulas, inclusive, foram usadas para o transporte de pessoas e materiais para assistência médica durante s Segunda Guerra Mundial. Na foto, mulas do serviço médico da Inglaterra.

Domínio público

As mulas conseguem caminhar com desenvoltura mesmo em locais de relevo acidentado.

Nando1462 wikimedia commons

Além disso, elas são mais resistentes a doenças do que os cavalos. E se cansam menos. São animais bastante resistentes e enérgicos no dia a dia.

Mikel Ortega wikimedia commons

Como curiosidade, uma informação: a maior mula existente no mundo é a Poitevine, que chega a ter 1,70 metro e nasceu do cruzamento entre uma égua mulassier Poitevin e um burro Poitou. A espécie híbrida foi criada em haras na França

Eponimm - wikimedia commons

Para os muladeiros de Iporá, o encontro anual é uma forma de lembrar de todas essas características que tornam as mulas animais importantes - apesar de serem associados em piadas a bichos sem inteligência e meio bobões. Não. Para eles, as mulas têm que ser valorizadas. Eta, animal bom!! Parabéns aos muladeiros pela bela festa!

Reprodução TV Anhanguera