O Fusca foi o carro mais vendido do Brasil por 23 anos consecutivos, entre 1959 e 1982, e se tornou um verdadeiro ícone da cultura brasileira.
Inclusive, em 2023, 65 anos depois de sua fabricação, o Fusca foi o carro clássico mais vendido do país, de acordo com um levantamento da OLX, plataforma de compra e venda online de veículos.
A escolha da data para celebrar o Dia Nacional do Fusca foi feita pela Associação Brasileira dos Proprietários de Fusca (Abrafusca), em 1989.
A ideia era homenagear o carro que marcou a história do Brasil e que ainda é muito querido por milhões de pessoas.
Na data, são realizados diversos eventos em todo o país, como carreatas, exposições e encontros de colecionadores. É uma oportunidade para os fãs do Fusca se reunirem e celebrarem o amor pelo carro.
O Fusca foi projetado na Alemanha na década de 1930, por Ferdinand Porsche, com o objetivo de ser um carro acessível para o povo alemão.
O nome Fusca é uma tradução do alemão "Käfer", que significa "besouro" e remete ao formato do icônico carro.
Embora tenha sido projetado antes, o Fusca só começou a ser produzido na Alemanha em 1938, mas sua produção foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1945, a produção foi retomada, e o Fusca começou a ser exportado para diversos países do mundo.
No Brasil, o Fusca começou a ser importado em 1950. Em 1959, a Volkswagen do Brasil iniciou a produção modelo no país, em uma fábrica da Volkswagen localizada em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.
O Fusca foi um carro importante para o Brasil por diversos motivos. Ele ajudou a democratizar o acesso ao automóvel, e contribuiu para o desenvolvimento da indústria automobilística brasileira.
No mundo, o Fusca também foi um carro muito popular. Ele foi produzido em mais de 20 países e vendeu mais de 21 milhões de unidades!
Inclusive, o Fusca chegou a ser o carro mais vendido do mundo por 27 anos consecutivos, entre 1968 e 1995.
No Brasil, o Fusca deixou de ser produzido duas vezes. Em 1986, a Volkswagen alegou que o modelo estava obsoleto e que não atendia mais às exigências do mercado.
Na época, o Fusca ainda era o segundo carro mais vendido do Brasil, atrás apenas do Chevrolet Monza.
Em 1993, o então presidente da República, Itamar Franco, sugeriu à Volkswagen que retomasse a produção do Fusca. A empresa atendeu à solicitação, e o Fusca voltou a ser produzido no Brasil em 1994.
Mas, a segunda fase da produção do Fusca no Brasil foi curta. Em 1996, a Volkswagen do Brasil decidiu novamente encerrar a produção do modelo, alegando que as vendas não estavam atingindo as expectativas.
No resto do mundo, a produção do Fusca foi encerrada em 2003, no México.
A última unidade do Fusca produzida no Brasil foi um modelo da série especial "Série Ouro", que foi lançada em 1996.
Outro dado curioso trazido pelo levantamento da OLX indica que as versões de Fusca mais buscados e mais anunciados são de modelos fabricados há pelo menos quatro décadas.
O Fusca do ano de 1975, por exemplo, está no topo, seguido pelos modelos de 1970 (foto), 1980, 1965 e 1983 nas três categorias.
A OLX também observou as cores mais buscadas para o Volkswagen Fusca em 2023. A cor mais popular é o branco, seguido por azul, verde, vermelho e amarelo.
Além disso, a plataforma analisou em quais estados o VW Fusca teve mais compradores, foi mais procurado e mais anunciado. São Paulo, o estado mais populoso do Brasil, lidera em todos esses quesitos, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Como uma forma de homenagear o clássico carro da marca, a Volkswagen lançou o ‘New Beetle’, que foi produzido entre 1997 e 2019.
O modelo foi um sucesso de vendas nos Estados Unidos, Europa e América Latina e vendeu mais de 2,5 milhões de unidades em todo o mundo.
O Fusca foi um carro de tanto sucesso que até vários filmes foram feitos com ele. O mais famoso deles, “Se Meu Fusca Falasse”, foi produzido pela Disney e lançado em 1969.
Em 2005, foi lançada uma nova versão chamada “Herbie, Meu Fusca Turbinado”, que contou com os atores Lindsay Lohan e Michael Keaton no elenco.