Originalmente, a Festa da Uva (ou Festa Nacional da Uva) é uma feira e uma festa comunitária brasileira realizada a cada dois anos em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.
O intuito é celebrar a história, a cultura e a produção agroindustrial da cidade e da região.
A primeira edição da Festa da Uva aconteceu em 1933, como uma forma de promover a cultura e o turismo da cidade.
A festa foi inspirada em eventos semelhantes realizados na Itália, país de origem de muitos imigrantes que se estabeleceram na região sul do Brasil.
Na época, Caxias do Sul já era um importante polo de produção de uvas e vinhos, e a festa era uma oportunidade para mostrar os produtos da região para o público em geral.
A festa foi considerada um sucesso, e desde então tornou-se um dos eventos mais importantes do Rio Grande do Sul.
Em cada edição, a Festa da Uva atrai até um milhão de visitantes, que podem conferir uma variedade de atrações, incluindo exposição e degustação de uvas e vinhos; feira agroindustrial, shows e apresentações culturais.
A festa também é uma boa oportunidade para os moradores locais venderem peças de artesanato e para os visitantes conhecerem mais sobre a gastronomia típica local.
Além disso, há concursos para eleger a rainha da festa e suas princesas, que se tornam representantes da colheita da uva na região.
Além de Caxias do Sul, várias outras cidades brasileiras também realizam festas da uva, como Jundiaí (São Paulo), Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul) e Urussanga (Santa Catarina).
Em 2024, por exemplo, Jundiaí realizará sua 39ª edição da Festa da Uva e promete contar com uma programação diversa de shows.
A programação contará com diversos aristas, entre bandas, tributo ao Tim Maia, tributo ao Queen, além de orquestra com muita música italiana.
Em Caxias do Sul, berço da tradicional festa, turistas e curiosos poderão curtir tirolesa, danças típicas e o desfile teatral entre os dias 15 de fevereiro e 3 de março.
O evento promete injetar R$ 250 milhões na economia do maior município da Serra Gaúcha.
O foco dessas apresentações será contar a história dos imigrantes italianos que chegaram à região. Isso se alinha com o tema deste ano, "Caminhos e Lugares", que antecipa as celebrações dos 150 anos da imigração italiana na Serra, ocorrida em 1875.
A Festa da Uva de Caxias do Sul é realizada no Parque da Festa da Uva, um grande complexo de exposições e eventos localizado na cidade. O parque conta com diversos pavilhões, restaurantes, bares e lojas.
Outra novidade da edição 2024 será o espetáculo Som e Luz, que não é realizado desde 2016. A atração está agendada para acontecer no Sesc Caixas nos dias 16, 18, 19, 20, 22, 23, 24, 26, 27, 29/2 e 1º/3.
Uma das grandes atrações da Festa Nacional da Uva edição 2024 será o DJ Alok, no dia 24 de fevereiro. Ele substituirá as apresentações de MC Cabelinho, Orochi e Chefin, que foram canceladas.
Essa não é a primeira vez que o artista se apresenta no evento. Em 2022, o show do DJ reuniu 15 mil pessoas em um dos pavilhões.
Além de Alok, outros artistas que já estão confirmados são: Ana Castela (17 de fevereiro), Bruno e Marrone e Raça Negra (2 de março).
Em Curitiba, a 57ª Festa da Uva de Colombo, marcada para os dias 1 a 4 de fevereiro, também terá shows de Ana Castela, Gusttavo Lima e a dupla Maiara e Maraísa.
A organização do evento espera reunir cerca de 200 mil pessoas na cidade, que tem uma forte tradição na produção de uvas.