O carnaval do Rio, que vai fechar esta galeria, é o mais famoso do Brasil. Mas a mídia costuma apontar vários outros que arrastam multidões pelo país. Alguns em grandes capitais e outros em cidades do interior.
Veja alguns carnavais que estão entre os mais festejados no Brasil.
SABARÁ (MG)- O clima de verão esquenta em Sabará no carnaval e os blocos que arrastam multidões levam aquele banho gostoso de água fria. Divertido e refrescante.
MUZAMBINHO (MG) - A pacata cidade de 21 mil habitantes pega fogo no carnaval. É conhecida por ter uma das folias mais agitadas do Brasil. Tá cansado? Vá para outro lugar.
OURO PRETO (MG) - A clássica cidade mineira, repleta de igrejas e de ladeiras, se transforma no carnaval para a maior "folia de universitários" do Brasil. As repúblicas da cidade recebem milhares de jovens no período.
SÃO JOÃO DEL REI (MG) - Parem as máquinas. São João del Rei se transforma em dias de folia. E as ruas ficam tomadas de foliões da cidade e de outras partes do estado.
DIAMANTINA (MG) - Mais uma cidade mineira que transforma as praças em espaços gastronômicos para festejar o carnaval. E os ritmos se fundem: samba, rock e MPB no embalo dos foliões.
CERQUILHO (SP) - Quarteirões inteiros ficam abarrotados de foliões, que se juntam numa comemoração com música, muitos comes e bebes, e animação.
SÃO LUIZ DO PARAITINGA (SP) - A cidade do interior paulista é forte nas marchinhas de carnaval e tem a maior festa desse gênero no Vale do Paraíba.
VOTUPORANGA (SP) - A cidade paulista (a 475km da capital) realiza o Oba - carnaval em formato de festival, com uma maratona de shows no Centro de Eventos Helder Henrique Galera.
BROTAS (SP) - A cidade, a 235km da capital paulista, tem um carnaval que é considerado um dos melhores do interior do estado. Impossível passar pelo Centro de Brotas sem aderir à festa.
UBATUBA (SP) - A cidade litorânea paulista já está acostumada a receber turistas. Faz parte da rota de cruzeiros marítimos. E, no carnaval, eleva essa vocação à segunda potência. Venham!
FLORIANÓPOLIS - O "carnaval da magia", como é chamado por causa do apelido da cidade (Ilha da Magia) tem folia na Passarela Nego Quirido. E muita animação pelas ruas da cidade, no clima de verão. As praias de Jurerê, Joaquina e Mole bombam.
CURITIBA - A capital paranaense não pensa duas vezes antes de misturar samba e rock no carnaval. Já é um must pra quem chega na época. Muitos shows no mix do embalo da folia.
FORTALEZA - Carnaval à beira-mar, aproveitando a beleza da cidade praiana. Muita batucada pra tudo que é lado.
MANAUS - A festa do Boi-Bumbá não acontece no carnaval, mas a figura do boi está sempre presente, animando a folia. O Carnaboi mistura samba com as toadas de Parintins.
Além de blocos com tempero do folclore local, a cidade tem desfile de escolas de samba no Sambódromo da região.
RECIFE - O Galo da Madrugada é o bloco mais famoso, um cartão postal da folia de Recife.
A cidade reúne diversos blocos e é comum promover shows em áreas públicas com artistas de renome, como Elba Ramalho e Zé Ramalho. E os chapéus do frevo dão o toque de charme.
OLINDA - Os bonecos gigantes dão o tom da festa que tem frevo e maracatu, com muitos blocos que lotam as ruas da cidade pernambucana.
BAHIA - Os trios elétricos do carnaval baiano são mundialmente famosos.
E o público ainda leva a vantagem de contar com a presença de artistas de ponta nos trios elétricos, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Cláudia Leitte e Chiclete com Banana, entre outros.
SÃO PAULO - A cidade do trânsito pesado abre ruas para o desfile de blocos que arrastam milhares de foliões. O Acadêmicos do Baixa Augusta já chegou a reunir 1 milhão!
O Sambódromo possui o segundo desfile de escolas de samba mais badalado do país, perdendo para o tradicional desfile do Rio de Janeiro, que é praticamente imbatível.
RIO DE JANEIRO - Dezenas de blocos desfilam pelas ruas do Rio. O Cordão da Bola Preta é um dos mais tradicionais e lota o Centro da cidade.
O Rio tem o carnaval mais famoso do mundo, com desfiles de escolas de samba na Avenida Marquês de Sapucaí (os desfiles principais, no Sambódromo) e na Avenida Intendente Magalhães (Campinho, no subúrbio da cidade). Este ano, o da Intendente foi transferido para a Ernani Cardoso, em Cascadura.