De acordo com uma reportagem do G1, o início da construção foi anunciado em fevereiro de 2002 e previa uma estrutura imponente em uma área de 21,5 mil metros quadrados.
Este seria o maior aquário da América Latina e o terceiro maior do mundo!
Atualmente, passados 14 anos, o que deveria ser um aquário gigante, é apenas um esqueleto de concreto que se encontra estagnado, acumulando água da chuva.
O local, cercado por tapumes, está localizado em um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, de frente para o mar.
O Aquário originalmente estava planejado para ter subsolo, térreo e dois pisos superiores, contando com cinemas, túneis submersos para observação e simuladores de submarinos.
Além disso, o lugar teria um elevador panorâmico à beira-mar, 25 tanques para animais, esculturas, fontes e até um navio naufragado. A expectativa era abrigar 35 mil animais!
No fim de 2023, o governo do Ceará firmou um acordo para doar a estrutura inacabada do Acquario para a Universidade Federal do Ceará (UFC).
A intenção é transformar a área em um novo campus universitário dedicado ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
A previsão é que o ‘Campus Iracema’, como está sendo chamado, será concluído em 2026 e contará ainda com um "aquário virtual" e uma área de exposição aberta aos visitantes.
Essa proposta visa encerrar a longa história de controvérsias em torno da construção do Acquario, que enfrentou disputas judiciais, embargos ambientais e protestos dos moradores locais.
Para continuar no tema em grande estilo, confira agora os 10 melhores aquários do Brasil!
Aquário Natural de Bonito (MS): Localizado na Reserva Ecológica Baía Bonita, a cerca de 7 km do centro da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, a visita de cerca de 2 horas pelos rios de águas cristalinas permite aos visitantes observarem com facilidade os peixes e a vegetação subaquática.
Aquário de Paranaguá (PR): Localizado no Paraná, o aquário foi inaugurado em 1996 e é considerado o maior aquário do sul do Brasil. São mais de 300 espécies de animais marinhos, como peixes, tubarões, raias, tartarugas, golfinhos e pinguins em uma área de 11.500 m².
Acqua Mundo (SP): Esse aquário fica na cidade do Guarujá, em São Paulo, e foi inaugurado em 1992. Ele é dividido em três andares, cada um com um tema diferente: peixes, raias e tubarões.
Aquário Natal (RN): Localizado no município de Extremoz, no estado do Rio Grande do Norte, esse aquário tem cerca de 200 animais de 60 espécies diferentes.
Oceanic Aquarium (SC): Localizado em Balneário Camboriú, esse aquário foi inaugurado em 2021 e conta com uma área de 16.000 m². Além de um segmento inteiro dedicado aos pinguins, o lugar também possui um tanque dedicado à vida marinha do litoral catarinense.
Oceanário de Aracaju (SE): Também conhecido como Centro de Visitantes do Projeto Tamar, é um aquário público localizado na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe. É o primeiro oceanário do Nordeste do Brasil e foi inaugurado em 1997.
Aquário de Ubatuba (SP): Inaugurado em 1996, esse é um dos maiores aquários do país, com um acervo de mais de 1.500 animais, de 200 espécies diferentes. Além de ser uma atração turística, o aquário também realiza atividades de educação ambiental e pesquisa científica.
Aquário Municipal de Santos (SP): Inaugurado em 1945, esse foi o primeiro aquário do Brasil. Com mais de 120 espécies diferentes e cerca de mil animais, o local é líder em iniciativas de preservação marinha e cuidados com animais do oceano, além de receber quase meio milhão de visitantes por ano!
Aquário de São Paulo: Localizado na região do Ipiranga, esse aquário foi inaugurado em 2006 e é o primeiro do tipo a ser construído na América Latina. São mais de 15.000m², 4 milhões de litros de água e centenas de espécies.
O local conta com espécies de várias regiões do mundo, como como África, Indonésia, Austrália, Amazônia, Pantanal e Patagônia.
AquaRio (RJ): Localizado no Centro da Cidade do RJ, esse aquário conta com uma área construída de cerca de 26 mil m² e capacidade de 4,5 milhões de litros de água salgada. É considerado o maior desse tipo na América Latina!
Inaugurado em 2016, o aquário tem 5 andares com mais de 5 mil animais de 350 espécies diferentes, como lagostas, cavalos-marinhos, águas-vivas, tubarões, peixe-palhaço, entre outras.