1º de setembro: Gabriel Bortoleto, piloto brasileiro, assegura o título na Fórmula 3 e se torna o primeiro do Brasil a conquistar o campeonato nessa categoria de acesso à Fórmula 1.
2 de setembro: A Agência Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) levou pela primeira vez uma sonda espacial para a Lua, a Aditya-L1. Foi apenas o quarto país a conseguir este feito.
4 de setembro: Quase 50 pessoas morreram na região sul do Brasil após a passagem de um ciclone extratropical. No Rio Grande do Sul, autoridades classificaram o ocorrido como o pior desastre natural no estado em quatro décadas.
8 de setembro: Um terremoto de escala 6,8 atingiu o Marrocos, resultando em mais de 2.800 mortes. O tremor, que durou cerca de 15 segundos, causou danos desde vilarejos nas montanhas do Atlas até a cidade histórica de Marrakesh.
9 de setembro: Uma reunião do G20 em Nova Déli, na Índia, selou a admissão da União Africana, composta por 55 países, como membro permanente do grupo das maiores economias do mundo.
Antes disso, a África do Sul era o único representante do continente africano no bloco.
9 de setembro: O surfista de Ubatuba, Filipe Toledo, conquistou seu bicampeonato mundial – o sétimo do Brasil na história – ao derrotar o australiano Ethan Ewing na final da WSL Finals, realizada na Califórnia.
10 de setembro: As chuvas intensas da tempestade Daniel resultaram no rompimento de duas barragens no nordeste da Líbia, causando a morte de pelo menos 5,3 mil pessoas e deixando outras 10 mil desaparecidas.
10 de setembro: A Alemanha conquistou seu título mundial inédito ao bater a Sérvia na final da Copa do Mundo de Basquete de 2023.
O Canadá também fez história ao bater os EUA na disputa pelo 3º lugar e subir ao pódio pela primeira vez na história da competição.
12 de setembro: A cantora norte-americana Taylor Swift bateu o recorde de vitórias em apenas uma noite e venceu 9 troféus no MTV VMA 2023.
Antes, o recorde pertencia à Lady Gaga, que havia ganhado 8 troféus em uma única noite.
13 de setembro: O brasileiro Danilo Cavalcanti é capturado pela polícia dos EUA depois de fugir de uma prisão do estado da Pensilvânia, no dia 31 de agosto.
Danilo havia sido condenado à prisão perpétua em 2021 por matar a ex-namorada Débora Evangelista Brandão.
19 de setembro: O Azerbaijão deu início a uma nova operação militar na região de Nagorno-Karabakh, onde a maioria da população é armênia. A ação resultou em pelo menos 25 mortes, incluindo civis, e mais de 130 feridos.
A decisão de atacar veio depois do país relatar a morte de quatro policiais e dois civis em explosões de minas na região de Baku, eventos que o país atribui a "terroristas" pró-Armênia.
24 de setembro: Uma explosão em um posto de combustível no Azerbaijão matou cerca de 170 pessoas e deixou cerca de 300 feridos.
26 de setembro: Um incêndio durante uma celebração de casamento resultou em quase 100 mortes e mais de 150 feridos no Iraque. O incidente ocorreu no distrito de Hamdaniyah, localizado na província de Nínive, no norte do país.
28 de setembro: Após um decreto assinado pelo presidente Samvel Shahramanyan, fica decidido que Artsaque vai deixar de ser uma região autônoma e voltará a ser parte do Azerbaijão a partir de 1º de janeiro de 2024.