Notícias

Retrospectiva: relembre os fatos marcantes de agosto de 2023!


Por Flipar
Behnam Norouzi Unsplash

1 a 6 de agosto: A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – evento religioso da Igreja Católica – aconteceu pela primeira vez em Lisboa, Portugal, e reuniu cerca de 800 mil pessoas.

flickr Conferencia Episcopal Española

Adiado por conta da pandemia de Covid-19, o evento contou com a presença do Papa Francisco e foi considerado a 5ª maior JMJ já feita!

reprodução

5 de agosto: A passagem do supertufão Doksuri causou estragos na China. Pelo menos 62 pessoas morreram.

reprodução

O tufão também atingiu as Filipinas, onde mais de 20 mil pessoas precisaram ser evacuadas. Ainda assim, 39 morreram.

reprodução

8 de agosto: Uma série de incêndios florestais causou a morte de 98 pessoas em Maui, Havaí, naquele que foi considerado o desastre natural mais mortal da história do estado.

Reprodução/ABC

As autoridades locais relataram que os ventos fortes de um furacão intensificaram as chamas, resultando na destruição de centenas de prédios, alguns completamente queimados.

reprodução

9 de agosto: O candidato à Presidência do Equador, Fernando Villavicencio, foi assassinado ao deixar um comício no Anderson College, na cidade de Quito, capital do Equador.

Wikipedia/Assembleia Nacional do Equador

Outras nove pessoas ficaram feridas, sendo uma delas candidata à Câmara de Deputados e dois policiais. Seis foram detidos por suspeita de envolvimento no crime.

reprodução bbc brasil

15 de agosto: Um apagão, que durou cerca de oito horas, atingiu todas as unidades federativas do Brasil, com exceção de Roraima.

pvproductions freepik

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o Sistema Interligado Nacional apresentou uma falha às 8h31 da manhã e interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga.

reprodução cnn

15 de agosto: O conservador Santiago Peña, do Partido Colocado, assumiu o cargo de presidente do Paraguai, sucedendo seu colega de partido, Mario Abdo Benítez.

reprodução record tv

A cerimônia aconteceu em Assunção e contou com a presença de vários líderes, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de representantes de países europeus como o rei da Espanha, Felipe VI, e o subsecretário das Relações Exteriores da Itália, Giorgio Silli.

divulgação/Ricardo Stuckert/PR

23 de agosto: A Índia alcançou um feito histórico ao pousar o módulo Chandrayaan-3 próximo ao polo sul da Lua. O país se tornou o primeiro a aterrissar na superfície lunar desde a China em 2020.

wikimedia commons Indian Space Research Organisation

O interesse especial da Índia por esse "lado" da lua é que o local possui uma superfície de trincheiras e depósitos antigos de gelo, ainda não explorados até agora.

Nicolas Thomas Unsplash

23 de agosto: Dez pessoas morreram após um avião cair na Rússia. Entre os passageiros a bordo estava o líder do grupo de mercenários intitulado “Grupo Wagner”, Yevgeny Prigozhin.

reprodução

Prigozhin ficou conhecido por ensaiar um motim contra o governo do presidente russo, Vladmir Putin, no fim de junho. Além dele, três tripulantes e outros seis passageiros estavam no avião, incluindo o chefe comandante dos mercenários, Dmitry Utkin.

reprodução bbc brasil

24 de agosto: O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou a entrada de mais seis membros no BRICS (bloco formado por países emergentes): Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

reprodução france 24 english

30 de agosto: Um grupo das Forças Armadas do Gabão anunciou um golpe de Estado em todo o país. Eles alegaram que houve fraude nas eleições gerais que tinham acontecido dias antes, resultando na vitória do então presidente Ali Bongo.

reprodução

31 de agosto: Pelo menos 77 pessoas morreram e 52 ficaram feridas depois de um incêndio de grandes proporções atingir um prédio de cinco andares no centro de Joanesburgo, na África do Sul.

reprodução youtube euronews

O prédio estava abandonado e tinha sido ocupado por pessoas sem moradia. Segundo testemunhas, aproximadamente 200 pessoas viviam no local.

reprodução youtube folha de s. paulo