Notícias

Retrospectiva: relembre os fatos mais marcantes de março de 2023!


Por Flipar
Behnam Norouzi Unsplash

1º de março: Depois de uma disputa acirrada, o candidato Bola Tinubu foi eleito o 16º presidente da Nigéria.

wikimedia commons Nosa Asemota

2 de março: A passagem do ciclone Freddy, que chegou a ter ventos de 220 km/h, deixou cerca de 270 mortos em várias regiões da África.

reprodução youtube afp português

7 de março: Os militares israelenses destruíram parte do Aeroporto Internacional de Alepo, na Síria, após uma série de suspeitas de que estariam armazenando armamento iraniano.

reprodução bbc

9 de março: Ao menos 9 pessoas morreram depois de um ataque a tiros em um Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, em Hamburgo, na Alemanha.

reprodução youtube

10 de março: O Silicon Valley Bank (SVB), principal fornecedor de crédito a startups, encerrou as atividades. Segundo o "The Wall Street Journal", foi a segunda maior falência bancária da história dos EUA.

flickr Tony Webster

10 de março: O presidente chinês Xi Jinping foi reeleito para o seu terceiro mandato consecutivo na China.

Youtube Canal CGTN

12 de março: O badalado “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” fatura sete Oscars na premiação mais popular do cinema, incluindo Melhor Filme.

reprodução / Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

14 de março: Ao menos 38 cidades do Rio Grande do Norte foram alvo de uma onda de violência cometidos por uma facção criminosa. Carros, ônibus, prédios públicos e comércios foram vandalizados.

Reprodução InterTV Cabugi

17 de março: O presidente russo Vladmir Putin foi alvo de um mandado de prisão vindo do Tribunal Penal Internacional (TPI) por ter cometido crimes de guerra e deportação ilegal de crianças da Ucrânia para a Rússia.

kremlin.ru

21 de março: A gigante de tecnologia Google lançou um programa de inteligência artificial para rivalizar com o ChatGPT, o Google Bard.

Divulgação

21 de março: O Japão venceu os Estados Unidos pelo placar de 3 x 2 no Clássico Mundial de Beisebol e conquistou seu terceiro título mundial.

reprodução

23 de março: O Google decidiu encerrar o aplicativo do Street View e migrou os recursos da plataforma para dentro do Google Maps.

divulgação google

23 de março: A World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) decidiu não aceitar mais a participação de mulheres transgênero na categoria feminina de competições internacionais.

Nicolas Hoizey Unsplash

24 de março: Um marco na história dos animes: foi exibido no Japão o último episódio de Pokémon com Ash e Pikachu como personagens principais. Foram 25 temporadas ao todo, ou seja, 26 anos de transmissão!

Divulgação

25 de março: A passagem de um forte tornado na região de Mississipi, EUA, deixou pelo menos 26 mortos.

reprodução sbt

27 de março: Uma mulher de 28 anos abriu fogo e matou seis pessoas em um atentado a uma escola cristã de Nashville, no estado do Tennessee, nos EUA.

wikimedia commons Tony Webster

28 de março: Um dos países com mais mortes por Covid-19, o Brasil atinge a marca histórica de 700 mil vidas perdidas pela doença.

Youtube Canal Folha de Sao Paulo

28 de março: Um incêndio em um centro de imigrantes em Ciudad Juárez, no norte do México, causou a morte de 40 pessoas.

reprodução guardian news

29 de março: Em um movimento histórico, Brasil e China fecharam um acordo viabilizando transações comerciais sem a utilização do dólar como parâmetro.

reprodução youtube uol

30 de março: A Finlândia passa a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), tornando-se assim o 31º país do grupo.

wikimedia commons MAKY.OREL