Presente no prato de muitos brasileiros por conta da tradição católica de não comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa, o peixe é uma opção saudável de proteína para as refeições.
Reprodução/FreepikMas alguns cuidados são necessários na hora de escolher o peixe. Uma carne estragada ou mal armazenada por apresentar grandes riscos para a saúde. Confira as dicas do nutricionista Pedro Coelho:
Ed Alves CB/DA PressObserve o cheiro: Peixes e frutos do mar frescos têm cheiro suave, de mar. Cheiro forte ou de amônia é sinal de que o produto está estragado.
Olhe a aparência: O peixe deve ter olhos brilhantes, escamas firmes e carne com aspecto úmido e firme.
Camarões, lulas e polvos devem estar com cor natural e sem manchas escuras.
Ed Alves CB/DA PressToque faz diferença: A carne do peixe fresco volta ao normal quando pressionada. Textura mole, viscosa ou escorregadia é sinal de problema.
Verifique a conservação: Produtos frescos devem estar sobre gelo e frutos do mar congelados devem estar bem embalados, sem sinais de descongelamento.
Ed Alves CB/DA PressCompre em locais de confiança: Dê preferência a peixarias, mercados e feiras que prezam pela higiene, conservação e procedência dos alimentos.