ALIMENTAÇÃO

Café solta mesmo o intestino?


O Dia Mundial do Café é comemorado nesta segunda-feira (14/4); a bebida pode ser um grande aliado  do aparelho digestivo se consumido da forma correta 

Por Gabriella Braz
Foto de Masud Allahverdizade/Pexels

Velocidade

A nutricionista Juliana Bayeux explica que o café acelera a atividade do intestino, principalmente quando consumido quente e logo pela manhã.

Reprodução/Freepik

Efeito

'Além disso, o café estimula a liberação de gastrina, um hormônio que atua diretamente no sistema digestivo, favorecendo esse efeito laxante', destaca a especialista.

Mizuno K/Pexels

Benefícios

Além das propriedades laxantes, o café também ajuda no trânsito intestinal e aumenta a produção de ácidos estomacais, o que facilita a quebra dos alimentos. A bebida também tem compostos antioxidantes, além de combater bactérias ruins da flora intestinal em alguns indivíduos.

Sedanur Kunuk/Pexels

Atenção

Mas é preciso cuidado. Em grandes quantidades, o café pode causar irritação no estômago, azia, queimação, gastrite e dores abdominais

Pablo Giovanni/CB/D.A Press

Cafeína

'Além disso, o excesso de cafeína pode gerar irritabilidade, insônia, ansiedade e prejudicar a absorção de alguns nutrientes, como o ferro', destaca Bayeux.

nunis/Pexels

Moderação

O segredo está no equilíbrio. O ideal é não passar de duas a três xícaras de café por dia, e evitar ingerir a bebida em jejum. Pessoas com refluxo ou gastrite precisam ter o cuidado redobrado.

Engin Akyurt/Pexels

Dicas

Também é fundamental evitar o uso exagerado de açúcar e adoçantes artificiais. Outra dica é, se possível, investir em um café de melhor qualidade

Taha Samet Arslan/Pexels