NATAL

Quais países não comemoram o Natal?


Por incrível que pareça, menos da metade dos países comemora este feriado

Por Mirna Silveira
Telmo Ximenes

No Brasil, o Natal é um dos feriados mais aguardados do ano. Apesar de ser um feriado cristão, aqui ele é tradicionalmente celebrado até mesmo pelos que não compartilham dessa fé.

Ed Alves/CB/DA.Press

Mesmo sendo estranho imaginar um lugar que não comemora o Natal, oficialmente ele não ocorre nem em metade do planeta.

Alberto Chagas / iStockphoto

O Natal é o dia em que se comemora o nascimento de Jesus para os cristãos, e mesmo o cristianismo sendo a religião com maior número de adeptos do mundo. Vale lembrar que outros países, com religiões e culturas diferentes, tem as próprias maneiras de festejar o fim de ano

Honório Moreira/OIMP/D.A Press

De acordo com a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), o cristianismo representa 31,4% da população mundial, seguido pelo islamismo com 23,2% e pelo hinduísmo com 15%. Logo, algumas religiões têm tradições diferentes de comemorar a data.

Reprodução/Freepik

Países islâmicos

Para a cultura desses países, que não se baseiam na religião cristã, o que tem mais valor são os ensinamentos de Maomé, profeta que viveu entre 570 d.C e 632 d.C. Eles consideram Jesus Cristo como um dos cinco profetas que foram enviados para trazer a palavra de Deus, por isso respeitam a data, mas não a comemoram. Dentre esses países estão:

Reprodução/Picryl

Indonésia; Paquistão; Bangladesh; Turquia; Egito; Nigéria; Líbano; Irã.

Feelix/Flickr

Budismo

Países que seguem essa religião também não comemoram o nascimento de Jesus, apesar de o reconhecerem como um ser de práticas espirituais e sabedoria elevada, o que eles consideram um 'Bodhisattva'. Dentre esses países estão:

Reprodução/PxHere

Vietnã; China; Tibet; Camboja; Coreia do Sul; Butão; Burma; Hong Kong; Japão; Mongólia; Cingapura; Sri Lanka; Tailândia.

Timo Volz/Unsplash

Judaísmo

Esse é outro exemplo de religião que não comemora o Natal e o Ano Novo da mesma forma que os cristãos, isso porque essa cultura não reconhece Jesus como uma divindade.

Reprodução/Pexels

Hanukkah

Para eles, principalmente em Israel, o feriado que 'substitui' as datas comemorativas de fim de ano é o Hanukkah, que traduzido do hebraico significa festa das luzes. É um feriado para relembrar toda a perseguição religiosa sofrida por esse povo. O Hanukkah celebra a vitória dos judeus perante os gregos há mais de 2 mil anos, em um conflito pela liberdade de expressão da própria fé.

Reprodução/WikimediaCommons

Hinduísmo

Muito presente na Índia, o hinduísmo tem deuses próprios e as celebrações são voltadas para eles, como: Durga Puja; o Dasara; o Ganesh Puja; o Rama Navami; o Krishna Janmashtami; o Diwali; o Holi; e o Baishakhi. Essas festas representam a adoração da energia de cada deus.

Reprodução/Pexels

Taoísmo

Essa é a religião predominante na China e não possui qualquer relação com o Natal. A cultura chinesa conta com diversas outras datas para homenagear o nascimento e a ascensão de grandes mestres.

Brian Matangelo/Unsplash Photo