ALIMENTAÇÃO

Dicas para não colocar a saúde em risco na ceia natalina


Saiba como organizar uma boa ceia respeitando as limitações de cada um

Por Mirna Silveira
Gerlinda Braun/Divulgação

Festas de fim de ano

A chegada das festas de fim de ano marca uma época de empolgação para muita gente. É período de decorar a casa, trocar presentes e se reunir com familiares para um dos momentos mais aguardados do ano, a ceia de Natal.

Fotos: Minervino Júnior/CB

Ceia de Natal

A ceia de Natal é uma das atividades natalinas mais tradicionais, quando familiares e amigos se juntam para partilhar conversas e aproveitar as comidas típicas e deliciosas. Embora muito agradável para a maioria, para os que possuem alguma 'limitação' alimentar, esse evento pode se tornar algo estressante.

Foto: Reprodução

Alimentação saudável

Uma preocupação que está cada vez mais em vigor é a alimentação saudável, não só para os que possuem alguma condição restritiva, mas também para os que desejam cultivar hábitos mais 'limpos'.

Faiara Assis/Divulgacao

Dicas

Para evitar que as pessoas se privem de compartilhar este momento em decorrência de restrições, nutricionistas e gastrônomos sugerem algumas opções para aproveitar a ceia sem peso na consciência.

Reprodução/ Pinterest

Ceia inclusiva

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, o segredo para que a ceia de Natal seja saudável e inclusiva está na comensalidade, o ato de sentar-se à mesa em boa companhia.

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

'Para que a ceia seja saudável, é importante priorizar alimentos variados, respeitando as tradições e memórias da família, e evitar excessos, especialmente de alimentos ultraprocessados', diz a professora de nutrição do Ceub, Paloma Popov.

Liana Sabo/CB

Respeitar as restrições alheias

Respeitar as particularidades dos companheiros é fundamental, sejam essas particularidades por questões de saúde, como intolerâncias e alergias, ou por escolhas pessoais.

Daniel Ferreira/CB/D.A Press

Ceia adaptada

Vale ressaltar que adaptar a ceia para todos é um ato de carinho e empatia por parte dos anfitriões.

Zuleika de Souza/Divulgacao

Substituindo as carnes

As carnes podem ser substituídas por outros alimentos proteicos, como grão-de-bico, lentilha, queijos e lácteos, para os que não possuem restrições a lactose. Uma ótima opção de proteína animal para substituir as carnes vermelhas são os peixes, como bacalhau, que é um prato típico deste período festivo.

Reprodução/Freepik

Substituindo ovos e leites

Muito presentes nas receitas natalinas, esses ingredientes podem não estar inclusos em algumas dietas. Nestes casos, utilizar leites de origem vegetal e farinhas sem glúten podem ajudar.

Jane Sh/Unsplash

Sobremesas para diabéticos e celíacos

Para ambos os casos, as frutas são a melhor opção. Os diabéticos devem dar preferência para as menos maduras, por conter menos glicose. Nos dois casos, as frutas devem ser consumidas com cascas, já que é nessa parte que estão presentes as fibras.

Reprodução: Pinterest

Atenção

Em casos de acidentes, é imprescindível a busca por atendimento médico imediatamente. Não é recomendado o uso de medidas caseiras.

Reprodução/Freepik