Uma herança romana, o anfitrião pedia para que os convidados entrassem com o pé direito para evitar que algo ruim acontecesse.
Na Idade Média, os gatos pretos eram relacionados ao azar devido à cor escura. Mas nada de fazer maldades com os bichanos, viu?!!
ReproduçãoNa Antiguidade, adivinhos enchiam recipientes com água alegando a possibilidade de prever o futuro das pessoas. Quando alguém olhava o reflexo, se o recipiente quebrasse, essa pessoa teria sete anos de azar.
Batuhan Do?an/UnsplashPara a Igreja Católica, o formato da escada representa a Santíssima Trindade e passar no meio significa quebrar o vínculo entre Pai, Filho e Espírito Santo. Os egípcios também têm essa relação de 'triângulo' com seus deuses.
Freepik/ReproduçãoEsta superstição está relacionada à Santa Ceia, quando Jesus estava com seus 12 discípulos e um deles era Judas, que no futuro viria a lhe trair.
Reprodução/PinterestAlgumas pessoas acreditam que deixar o pente ou a escova cair pode trazer aborrecimentos.
Barbabrava/DivulgaçãoEsta superstição teve início na Era Vitoriana, quando as pessoas perceberam que os guarda-chuvas tinham mecanismos pontudos e poderiam causar acidentes. Muitos dizem que essa ação traz azar.
Edições da Confraria/DivulgaçãoÉ considerado sinônimo de má sorte. Durante o Império Romano, o sal era usado para conservar alimentos, o que o tornava valioso e de difícil acesso. Os comerciantes inventaram este mito para evitar o desperdício.
Peggy Greb/DivulgaçãoHá muitos anos, as pessoas acreditavam que a consequência de deixar o chinelo com a sola para cima era a morte da mãe.
Divulgação/HavaianasAlgumas pessoas acreditam que deixar a bolsa no chão faz o dinheiro acabar, isso porque demônios habitam no chão e levariam o dinheiro. Essa superstição foi inventada na década de 1960, quando muitas ruas eram feitas de barro e as donas de casa pediam para as crianças tirarem os sapatos ao entrar em casa.
Minervino Júnior/CB/D.A.PressA origem desta superstição é desconhecida.
Minervino Júnior/CB/D.A.Press*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori