NORUEGA

O maior e mais profundo túnel submarino construído no mundo


Túnel Rogfast integra a reconstrução da rodovia E39, na costa oeste do país. A obra promete encurtar distâncias entre regiões e movimentar a economia norueguesa

Por Mirna Silveira
Reprodução/Sala de imprensa Volvo

Medidas

O túnel terá 27 quilômetros de extensão e ficará 392 metros abaixo do nível do mar

Reprodução/Wikimedia Commons

Localização

Ele está sendo construído sob o fiorde Boknafjorden e vai ligar os municípios de Randaberg e Bokn, no condado de Rogaland

Reprodução/PxHere

Ganho de tempo

Atualmente, só é possível ir de uma cidade a outra por meio de balsas ou barcos, por isso o Rogfast é revolucionário no quesito ganho de tempo, já que vai agilizar uma viagem de 21 horas em uma travessia de 35 minutos

Renzo Watches/ Unsplash

Investimento

O custo do projeto será de 36 bilhões de libras (aproximadamente R$ 277 bilhões)

MArcello Casal Jr/Agência Bras

Tráfego

Para garantir o melhor fluxo possível e mais segurança para os viajantes, o Rogfast vai contar com dois túneis separados. Além disso, a cada 250 metros haverá uma conexão entre os dois túneis, permitindo um retorno. A expectativa é de que seis mil veículos usem o túnel todos os dias.

Reprodução/Wikimedia Commons

Economia

Essa inovação impacta também o setor econômico, já que o local é uma rota comercial importante para as empresas norueguesas, pois cerca de 60% dos produtos de exportação do país são produzidos na região. Ele vai facilitar a conexão de duas grandes indústrias petrolíferas de Norte e Sul

Reprodução/Freepik

Desafios

De acordo com a Administração Norueguesa de Estradas Públicas, os desafios para a construção do túnel envolvem as longas interfaces, condições geológicas, pressão da água e prevenção de vazamentos, além da ventilação longitudinal

Reprodução/Sala de imprensa Volvo

Turismo

A Noruega é conhecida por paisagens naturais e infraestrutura moderna, e quando finalizado, o túnel Rogfast tem grande potencial de se tornar mais uma atração do país

Reprodução/Flickr: Enrique Domingo

Prazo de conclusão

Em andamento de 2018, as obras estão previstas para serem finalizadas em 2029, totalizando 11 anos de construção

Andrik Langfield/Unsplash