ALIMENTAÇÃO

Os azeites brasileiros que entraram para guia de melhores do mundo


Liderada pelos críticos italianos Marco Oreggia e Laura Marinelli, o guia 'Flos Olei' é uma referência no mercado, com especialistas avaliando os azeites com base no aroma e sabor

Por João Ribeiro
pixabay

Produtos do Brasil

A edição de 2025 do 'Flos Olei', que elege os melhores azeites de oliva do mundo, conta com 11 produtos brasileiros. Seis são do Rio Grande do Sul, quatro de São Paulo e um de Minas Gerais.

Reprodução: Pixabay

Destaques

Os azeites Fazenda do Azeite Sabiá, de São Paulo (97 pontos); Prosperato, do Rio Grande do Sul (97 pontos), e Estância das Oliveiras (90 pontos) tiveram notas consideradas altas.

Mapa/Divulgação

Rio Grande do Sul

Azeite Bem te Vi, Azeite Puro, Al-Zait & Co. e Olivas são outras marcas do Rio Grande do Sul que ganharam pontuação maior que 80, entrando para a lista de melhores do mundo.

Foto de Kukuvaja Feinkost na Unsplash

São Paulo e Minas Gerais

De São Paulo estão os azeites Oliq Azeite Extravirgem, Vinícola Essenza e Orfeu. O azeite de Minas Gerais presente no guia é da marca Azeite Verolí.

CNA/ divulgação

Pontuação Máxima

Apenas a Itália, Espanha e Croácia entraram no guia com azeites classificados com nota 100. Reserva de Familia, Reserva Familiar Picual e Finca La Torre foram os melhores azeites espanhóis.

Pixabay

Itália e Croácia

I Denocciolati The One, Bonamini Veneto Valpolicella, Villa Magra, II Sincero e Olivastro foram os melhores da Itália. Trasparenza Marina foi o de pontuação 100 da Croácia.

Olivas do Sul/Divulgação