Crime

O caso dos irmãos Menendez, presos pelo assassinato dos próprios pais


Lyle e Erik Menendez foram condenados em 1996 após matar os próprios pais, José e Kitty

Por Yasmin Rajab
Reprodução/YouTube/Netflix

Quem são

Lyle e Erik Menendez são dois irmãos acusados de matar os próprios pais, José e Kitty. O caso ocorreu em 1989 e se tornou um dos crimes mais famosos do fim do século passado

Divulgação/Netflix

Crime

O crime ocorreu quando Lyle e Erik tinham 21 e 18 anos, respectivamente, na casa onde viviam, localizada em Beverly Hills, na Califórnia. Hoje eles têm 56 e 53 anos.

Reprodução/YouTube/Netflix

Condenação

Os irmãos foram condenados à prisão perpétua em 1996. Na época, a sentença alegava que eles mataram os pais para se apropriar da fortuna dos progenitores.

Reprodução/YouTube/Netflix

Revisão do caso

Após o caso voltar a repercutir recentemente, por conta do lançamento da série 'Monstros - irmãos Menendez', na Netflix, a Justiça decidiu revisar os fatos depois de receber novas evidências

Reprodução/YouTube/Netflix

Legítima defesa

De acordo com Erik e Lyle, o crime ocorreu por legítima defesa, com finalidade de se proteger dos abusos sexuais praticados pelo pai contra eles.

Reprodução/YouTube/Netflix

Crime bárbaro

José e Kitty não foram apenas mortos. Quase não era possível reconhecer seus rostos por 15 tiros de duas espingardas de calibre 12.

Reprodução/YouTube/Netflix

O que eles disseram?

Para a polícia, os irmãos disseram que saíram para ver um filme, mas precisaram voltar em casa para buscar a identidade de Erik. Ao retornarem, teriam encontrado os corpos e feito a denúncia.

Reprodução/YouTube/Netflix

Meses seguintes

Nos meses seguintes, os irmãos agiram como pessoas que tinham acabado de ganhar na loteria. Após o crime, eles receberam uma fortuna de US$ 14 milhões e, em seis meses, gastaram cerca de US$ 700 mil dessa fortuna.

Reprodução/YouTube/Netflix

'Monstros'

Em setembro, a Netflix lançou a série 'Monstros - irmãos menezes'. Nesta segunda-feira (7/10), a plataforma lançou o documentário sobre o caso, que conta com entrevistas de Lyle e Erik.

MILES CRIST/NETFLIX