POLÍTICA

Políticos agredidos durante campanhas eleitorais


De Bolsonaro a Pablo Marçal, diversos candidatos foram agredidos durante campanhas eleitorais nas últimas décadas

Por João Ribeiro
reprodução/redes sociais

José Serra (2010)

O político concorria à presidência e estava em uma campanha no Rio de Janeiro quando foi atingido por algo na cabeça. Serra coloca a mão na cabeça e correu para dentro de uma van. Vídeos do momento da agressão mostraram que ele foi atingido por uma bolinha de papel.

Roque de Sá/Agência Senado

Jair Bolsonaro (2018)

Em 6 de setembro de 2018, Bolsonaro estava em uma agenda da campanha eleitoral para à presidência, em Juiz de Fora (MG), quando foi esfaqueado no abdômen por Adélio Bispo de Oliveira.

STR

Evo Morales (2020)

O ex-presidente da Bolívia foi agredido com uma cadeira em um evento do Movimento pelo Socialismo (MAS), no dia 14 de dezembro de 2020. Imagens mostram diversas cadeiras sendo jogadas no palco onde estava Morales, com uma atingido a cabeça do ex-presidente.

AFP

Donald Trump (2024)

No último dia 13 de julho, o ex-presidente dos EUA Donald Trump estava em um comício na cidade de Butler, na Pensilvânia, quando recebeu um tiro de raspão na orelha. Duas pessoas morreram, entre elas o próprio atirador.

Getty Images via AFP

Leonel Querino (2024)

Candidato a vereador do Rio de Janeiro, Leonel Querino (PT) teve o nariz quebrado e apresentou quadro de amnésia recente após ser agredido pelo opositor, o candidato a prefeito e deputado estadual Rodrigo Amorim (União), durante uma campanha em uma das praças do bairro da Tijuca. O caso ocorreu no começo de setembro.

Reprodução/Redes Sociais @leoneldeesquerda

Veveu Arruda (2024)

Durante ato da campanha da esposa, Izolda Cela, um homem derrubou Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral (CE). Um idoso também foi agredido com chutos e golpes de um pedaço de madeira. Foi registrado um boletim de ocorrência contra o agressor.

Divulgação

Pablo Marçal (2024)

O candidato à Prefeitura de São Paulo estava discursando em um debate da TV Cultura quando um dos adversários, o apresentador José Luiz Datena, usou uma cadeira para realizar atingi-lo.

Reprodução/TV Cultura