Redes sociais

Proibição do X: os países que também bloquearam acesso ao Twitter


Rede social será bloqueada no Brasil após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Diversos outros países também tem o bloqueio, mas por motivos diferentes

Por Yasmin Rajab
Alexander Shatov/Unsplash

Adeus, X!

O X, antigo Twitter, será suspenso no Brasil após Elon Musk, dono da rede social, descumprir uma intimação feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Rosinei Coutinho/STF

Países onde o X é proibido

Não são apenas os brasileiros que ficarão fora do X. Outros países ao redor do mundo também possuem restrição contra a rede social. Saiba quais:

AFP

China

A rede social foi banida do país em 2009, com o objetivo de evitar que estudantes e trabalhadores protestassem contra o governo da época.

Brian Matangelo/Unsplash Photo

Irã

O Irã proibiu o uso do X e do Facebook em 2009, para evitar manifestações contra o governo da época, que era liderado por Mahmoud Ahmadinejad.

mostafa meraji/Unsplash

Rússia

Outro país que baniu o X para evitar protestos contra o governo foi a Rússia. A rede social foi suspensa no país em 2022, um mês após a invasão na Ucrânia.

AFP

Mianmar

O Mianmar baniu o X e o Facebook do país para evitar protestos de civis após a retirada da presidente da época, Aung San Suu Kyi, do poder.

Divulgação

Coreia do Norte

A Coreia do Norte tem controle rígido da internet. Com isso, o país baniu o Twitter em 2016, além de outras plataformas como o YouTube e o Facebook.

Reprodução/Pixabay