O terremoto no Japão desta quinta-feira (8/8) ligou o alerta da agência de tsunami na meteorologia japonesa, contudo, outros terremotos com números maiores na Escala Richter marcaram a história. Veja:
Reprodução/agência meteorológica do JapãoO quinto pior terremoto do mundo ocorreu na Rússia, que à época fazia parte da União Soviética. Na ocasião, a cidade de Severo-Kurilsk sofreu um terremoto de magnitude 9,0 na escala Richter.
O terremoto no Japão, em 2011, teve 9,1 na Escala Richter e foi o quarto pior tremor de terra registrado no mundo. Os abalos sísmicos também causaram tsunamis, com ondas de 40 metros de altura.
O terceiro terremoto com maior devastação no mundo ocorreu em 2004, em Sumatra, na Indonésia. Os abalos sísmicos foram de 9,1 na Escala Richter — o mesmo do Japão, mas com uma área atingida maior. Além da Indonésia, o fenômeno atingiu o Siri Lanka, a Índia e a Tailândia.
Os Estados Unidos registraram um terremoto, em 1965, no Alaska. A região foi acometida por um tremor de 9,2 na escala Richter. O fenômeno no Alaska foi o segundo pior terremoto registrado no mundo.
O terremoto mais devastador registrado na história ocorreu em Valdívia, no Chile, em 1960. O tremor, que matou mais de cinco mil pessoas, teve 9,5 na escala Richter.