Neste 31 de julho é celebrado o Dia do Orgasmo, data ideal para saber mais sobre a saúde sexual e os prazeres íntimos.
Uma peça importantíssima para manter uma vida sexual saudável é ter uma alimentação equilibrada, e há até mesmo alimentos que podem melhorar o desempenho na cama.
Segundo a nutricionista Bárbara Coelho, uma dieta rica em antioxidantes, vitaminas e minerais apoia o funcionamento adequado das glândulas endócrinas e da saúde cardiovascular, resultando em uma melhor circulação sanguínea e, consequentemente, um aumento do desejo sexual.
'Um estilo de vida saudável, bem como dieta adequada, exercício físico regular, principalmente o treino de força, peso adequado e qualidade do sono podem elevar os níveis de testosterona e otimizar a vida a dois', pontua Bárbara.
Certos nutrientes são fundamentais para a produção hormonal e a libido, e impactam diretamente o desempenho sexual.
Vitaminas do complexo B, C e E, ômega 3 e zinco são importantes para produção hormonal e saúde vascular. Já a vitamina B3 facilita o fluxo sanguíneo e pode ajudar na disfunção erétil, melhorando o desempenho sexual.
Entre os alimentos que melhor contribuem para um orgasmo, a beterraba, rica em nitrato, melhora a circulação e função erétil; peixes com ômega 3 reduzem inflamação.
Frutas e vegetais cítricos fortalecem as paredes dos vasos, enquanto vegetais verdes promovem a saúde vascular. Entre o triptofano e especiarias, banana, chocolate e soja aumentam a serotonina; açafrão e gengibre melhoram o humor e reduzem o estresse.