Os trisais são relações afetivas e amorosas entre três pessoas. De acordo com a sexóloga Thalita Cesário, 'a comunicação aberta, o consentimento mútuo e o respeito pelas necessidades e limites de cada membro são essenciais para o sucesso de qualquer tipo de trisal'.
Neste tipo de relacionamento, as três pessoas estão envolvidas romantica ou sexualmente, e o relacionamento é fechado para pessoas que não fazem parte do trio.
Uma pessoa está envolvida romântica ou sexualmente com outras duas pessoas, mas elas não têm um relacionamento romântico ou sexual entre si.
Nesta configuração, há diferentes níveis de comprometimento e importância entre os membros. Isso quer dizer que pode haver uma 'relação primária' e uma 'relação secundária', como um casal já existente que decide incluir mais uma pessoa com um status diferente de compromisso.
É um trisal em que todos os membros têm o mesmo nível de comprometimento e importância no relacionamento. 'Nenhum dos membros é considerado mais importante ou tem mais privilégios que os outros', afirma a sexóloga.
Um relacionamento onde as três pessoas são exclusivas entre si, mas com possibilidade de se relacionarem com outras pessoas de maneira limitada ou específica.
Neste tipo de relacionamento, as três pessoas podem ter outros relacionamentos românticos ou sexuais fora do trisal. Assim, o trisal é uma parte de uma rede maior de relacionamentos, onde cada membro pode ter mais parceiros.