A festa pagã Ivan Kupala é celebrada pelos povos eslavos desde os tempos pré-cristãos. Na Ucrânia, a tradição persiste e foi celebrada em Kiev no útlimo dia 23 de junho.
A festa Ivan Kupala comemora a natureza, a terra e o fogo, mas principalmente o Sol. A celebração marca a entrada do solstício de verão na região.
Entre os rituais do Ivan Kupala estão acender e dançar sob a luz do fogo. Tradicionalmente, os mais idosos acendem a fogueira e colocam uma roda no meio para representar o sol.
A coleta de flores e ervas de poder também faz parte da tradição. Depois, as moças compões coroas de flores e decorações para casa com galhos.
O festival celebra também a fertilidade vegetal, pelas colheitas, e humana. Acreditava-se que a noite do Ivan Kupala era o momento para que novos casais se apaixonassem e os antigos celebrassem o amor.
Nos primórdios do festejo, havia uma série de regras para os jovens pois naquela noite as bruxas estavam livres com todo tipo de poder. A data se mistura com a comemoração cristã do nascimento de São João Batista. O São João da festa junina no Brasil.
Anatolii STEPANOV / AFPEm 2024, a festa de Ivan Kupala foi celebrada em Kiev em uma Ucrânia em guerra que já conta com mais de 50 mil soldados mortos após a invasão russa.