Ao narrar a história dos irmãos Pouquinho e Felicíssimo, que vivem em uma pequena comunidade na Ilha da Madeira, Valter Hugo Mãe se questiona sobre a natureza do amor e se pergunta se esse sentimento é sempre um tiro no escuro.
Um detetive que investiga um assassinato, uma cidade distópica na qual a elite econômica é a única a ser salva do caos, uma esposa traída prestes a cometer suicídio e dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher são alguns dos personagens dessa reunião de contos do autor norueguês.
Inédito no Brasil, o romance de 1985 do autor japonês traz o crime cibernético e a guerra de informação para o primeiro plano ao contar a história de uma cidade isolada por muros na qual ninguém tem sombra nem nome.
Uma cidade fictícia localizada em algum território do Império Otomano começa a empilhar cadáveres dizimados por uma peste que nenhum sultão consegue esconder. Uma princesa e seu marido são enviados para tentar entender o que se passa. Noites de peste é o décimo romance do Nobel de Literatura turco.