Avisar alguém sobre mau hálito pode ser uma tarefa delicada e desconfortável, mas é necessária para o bem-estar e saúde da pessoa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a halitose, ou mau hálito, afeta aproximadamente 30% da população brasileira.
Estima-se que cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem com mau hálito, e 40% das pessoas enfrentam o problema em algum momento da vida.
Especialistas recomendam abordar o assunto com sensibilidade e empatia, usando estratégias eficazes para lidar com a situação de forma respeitosa.
Escolha o momento certo e fale com a pessoa em particular, longe de outras pessoas, para evitar constrangimentos desnecessários.
'Use uma abordagem direta, mas cuidadosa, dizendo algo como: 'Eu sei que isso pode ser constrangedor, mas como amigo, achei importante te avisar sobre seu hálito'', sugere Alessandro Januário, diretor da Faculdade Aria de Odontologia.
Lembre-se de ressaltar a importância de visitar o dentista regularmente para prevenir e tratar o mau hálito de forma eficaz.
Cerca de 90% dos casos de halitose têm origem na boca, devido a problemas como doenças periodontais, cáries e má higiene bucal.
Em 10% dos casos, a halitose pode ser causada por problemas sistêmicos como doenças renais, sinusites, problemas respiratórios e amigdalites.
O jejum prolongado também pode contribuir para o mau hálito, e muitas pessoas não percebem que têm o problema devido à fadiga olfatória.
Para prevenir a halitose, escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia por dois minutos, utilizando uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor.
Utilize um raspador de língua ou a parte de trás da escova de dentes para remover a saburra lingual e evitar o mau hálito. Beba bastante água para manter a boca hidratada e estimular a produção de saliva.
Use fio dental diariamente para remover restos de alimentos e placa bacteriana dos espaços entre os dentes, onde a escova não alcança.
Usar pastas de dente que não sejam muito abrasivas, escovar os dentes com escova ultra macia e usar o fio dental todos os dias são estratégias para lidar com a hipersensibilidade
Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso, pois ambos são prejudiciais à saúde bucal e podem causar mau hálito. Visite seu dentista regularmente.