A canção, chamada 'Now and Then', foi escrita por John Lennon e finalizada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, integrantes ainda vivos da lendária banda de Liverpool
A música foi lançada digitalmente na quinta-feira, mas também em versões físicas em vinil e fita cassete. No disco, a música será um 'single duplo' junto com uma remixagem do hit 'Love Me Do', de 1962, a primeira gravação dos Beatles.
A história da canção remete ao fim da década de 1970, quando John Lennon gravou uma demo com voz e piano no Dakota Building, em Nova York. Em 1994, a esposa dele, Yoko Ono, entregou a gravação para Paul, George e Ringo.
Em 2021, com o lançamento da série ‘The Beatles: Get Back’, de Peter Jackson, descobriu-se um potente recurso de restauração de áudio. A equipe de Jackson, usando uma tecnologia de IA, conseguiu isolar instrumentos e vocais, e todas as vozes individuais nas conversas dos Beatles.
Em 2022, Paul e Ringo retomaram a música. Além do vocal de John, o single conta com guitarra elétrica e acústica gravada em 1995 por George, a nova parte de bateria de Ringo e baixo, além de guitarra e piano de Paul. McCartney adicionou ainda um solo de guitarra inspirado em George; ele e Ringo também contribuíram com backing vocals para o refrão.
Em Los Angeles, Paul McCartney supervisionou a gravação no Capitol Studios. Ainda foram adicionados backing vocals das gravações originais de 'Here, There And Everywhere', 'Eleanor Rigby' e 'Because', acrescentando mais nostalgia.
Sean Ono Lennon, filho de John, chamou atenção para a importância do registro. 'Foi incrivelmente comovente ouvi-los trabalhando juntos depois de todos os anos que meu pai esteve ausente. É a última música que meu pai, Paul, George e Ringo fizeram juntos. É como uma cápsula do tempo e tudo parece muito destinado a acontecer', ressaltou.
A banda também lançou um minidocumentário de 12 minutos sobre a música, que pode ser visto no canal da banda no YouTube. Nele, são registrados depoimentos do grupo britânico e de pessoas próximas. O minidoc foi escrito e dirigido por Oliver Murray.