A celebração da data ocorre na Esplanada dos Ministérios. O início do desfile está previsto para as 9h, com tanques, lançador múltiplo de mísseis e foguetes, e blindados mais antigos do Exército, da Marinha, e da Aeronáutica.
Reprodução/Vinícius Neves/Secom/PREste ano, o slogan das festividades é Democracia, soberania e união. O desfile terá quatro eixos temáticos: Paz e Soberania, Ciência e Tecnologia, Saúde e Vacinação e Defesa da Amazônia.
Reprodução/Joêdson Alves/Agência BrasilAlém do presidente, outras autoridades estarão presentes ao evento. A expectativa de público é de 30 mil pessoas, incluindo 6 mil que acompanharão o desfile das arquibancadas.
Ed Alves/CBComposto por militares das Forças Armadas que participaram de missões de paz das Nações Unidas (ONU) e integrantes de associações que cultuam a memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Reprodução/Vinícius Neves/Secom/PRContará com alunos dos Institutos Militar de Engenharia, Tecnológico da Aeronáutica e engenheiros militares da Marinha do Brasil
Reprodução/Vinícius Neves/Secom/PRSerá representado por integrantes do serviço de saúde das três Forças, além do Zé Gotinha
Minervino Júnior/CB/D.A.PressA participação dos militares do Exército Brasileiro terá entre eles soldados de origem indígena, oriundos da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
Reprodução/Vinícius Neves/Secom/PRO 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, chamado de Dragões da Independência, tem como missão cuidar das instalações da Presidência.
Reprodução/PlanaltoO medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o 3º sargento Hebert Conceição, vai começar o desfile conduzindo o fogo simbólico da Pátria. O atleta será acompanhado por esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília, que representam o futuro do povo brasileiro.
Reprodução/Wander Roberto/COBA Secretaria de Educação do Distrito Federal apresentará, no desfile escolar, mais de 550 alunos de escolas públicas e projetos sociais do DF. Fechando o grupamento escolar, as bandeiras do Brasil, dos estados e do Distrito Federal serão conduzidas por estudantes do Centro Educacional 619 de Samambaia.
Reprodução/Mary Leal, Ascom/SEEDFA Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), fará a tradicional apresentação aérea que encerra a cerimônia do 7 de Setembro
Reprodução/Sargento Ribeiro/EDAAo todo, participarão do desfile cerca de 2 mil militares da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), de unidades especializadas – como Cavalaria, BPCães e Bope – e 500 policiais civis do Distrito Federal (PCDF), como a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA).
Reprodução/Renato Alves/Agência BrasíliaAlém das atrações e da passagem das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), com veículos e aeronaves, o momento contará com a execução do Hino Nacional e da Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. No total, o evento terá cerca de duas horas de duração.
Reprodução/Isac Nóbrega/PR