O morango, destaca-se pela coloração, aroma, sabor e versatilidade na culinária e gastronomia. Por essa razão, a fruta é altamente demandada para o consumo e para processamento industrial. A estimativa é de que os cerca de 500 produtores locais colham 7 mil toneladas neste ano, 6,9% a mais em relação a 2022, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).
Minervino Júnior/CB/D.A.PressBrazlândia lidera o doce ranking do morango no DF, com 95% da produção (6.323 toneladas). A cidade possui uma área de 50 hectares de plantação e a colheita da fruta movimentou, no ano passado, R$ 50 milhões na economia Em todo o DF, a área cultivada é de 179 hectares, incluindo os cultivos orgânico e convencional.
Para agricultores de Brazlândia, a fruta é sinônimo de fonte de renda, especialmente durante a tradicional Festa do Morango, com atrações que movimentam a região em setembro, mês escolhido por ser o auge da colheita.
A primeira etapa do evento vai até domingo (3/9) e a segunda será de 6 a 10 de setembro Nos dias 1º, 6 e 8 de setembro, o horário da festa é das 18h às 2h. Nos demais dias, das 10h às 2h. A entrada é gratuita.
Veja a programação das apresentações de artistas na festa: 1º/9 Nadson, o Ferinha 2/9 Jefferson Moraes 3/9 Naiara Azevedo 6/9 Vitor & Luan 7/9 Matheus Fernandes 8/9 Léo & Raphael 9/9 Akatu
Minervino Júnior/CB/D.A.Press