Por CB Vitrine
Você sabe qual é a principal diferença entre os hidratantes para pele negra e pele clara? Nós te contamos. A pele negra produz alta melanina, sendo uma resposta natural do corpo para se proteger dos efeitos negativos da radiação UV. Isso quer dizer que os negros podem ter maior proteção contra o câncer de pele e o envelhecimento prematuro causado pelo sol. No entanto, não significa que a pele negra não precisa de proteção.
O uso diário de filtro solar é indispensável para prevenir os danos causados pelo sol. Além disso, essa pele pode ser mais propensa a cicatrizes hiperpigmentadas (marcas escuras que se formam após uma lesão ou inflamação da pele) e problemas de pigmentação, como o melasma. Por esse motivo, os hidratantes para mulheres negras geralmente contêm ingredientes que ajudam a hidratar a pele sem deixá-la oleosa e ajudam a minimizar a aparência de manchas escuras e descolorações.
A pele clara demanda seus cuidados por igual. Muitos produtos têm, em sua composição, ingredientes que ajudam a reduzir a aparência de manchas escuras causadas pela exposição ao sol. Os hidratantes são formulados para evitar a oleosidade e para minimizar a aparência de linhas finas e rugas, mais comuns em pessoas com pele clara devido à menor quantidade de colágeno produzido pela idade. Independentemente de sua cor, é importante estabelecer uma rotina de cuidados diários, sob orientação médica, respeitando as necessidades específicas de cada pele.
Confira a seguir 8 produtos recomendados para diferentes tipos de pele: