Por CB Vitrine
Consumir de forma consciente e equilibrada nos permite alcançarmos metas e projetos individuais ou da família de curto, médio e longo prazo. Nada melhor do que controlar o orçamento para entender o padrão das receitas por mês, visualizar os gastos essenciais e saber se estamos planejando o futuro, a aposentadoria ou mesmo fazendo uma reserva para casos de emergência.
A consultora de finanças Catharina Sacerdote defende ser essencial anotar as previsões financeiras em planilhas ou planners para se organizar. Acessórios como esses ajudam no exercício contínuo de olhar a longo prazo, para além do dia a dia ou do mês que já passou. Na prática, saber tirar o máximo proveito do planner ajuda a alcançar as metas, seja de sair do vermelho ou de economizar uma quantia para realizar sonhos.
As dicas para o uso do planner incluem definido objetivos de curto prazo e anotar todos os gastos. E não basta olhar somente o que foi gasto. Estimar os gastos nos meses seguintes e comparar com o que efetivamente foi gasto, aumenta a chance de sucesso. Também é indicado manter o planner na bolsa ou em um local visível para evitar esquecimentos, além de revisar os gastos periodicamente com acompanhamento quinzenal ou mensal das entradas e saídas.
Planejamento é tudo! Anota aí 5 itens para sua organização pessoal:
Planner de controle financeiro Flork
Calculadora com tela digital
Planner financeiro premium - caderno capa dura
Planner financeiro - caderno com costura
Planner financeiro Pequeno Príncipe
O Correio Braziliense se isenta da responsabilidade sobre os preços e qualidade dos produtos, sendo os termos e condições de venda definidos pelas respectivas plataformas de e-commerce e poderá receber comissões pelas transações nas lojas parceiras.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.