Jornal Correio Braziliense

CB VITRINE

Whey protein: faça sua escolha pelo custo-benefício

Suplemento indicado por nutricionistas aumenta a saciedade e substitui o consumo de outras proteínas, como carne, frango, peixe ou ovos

Por CB Vitrine


O whey protein é um suplemento cada vez mais consumido por amantes da musculação, em busca de recuperação e ganho de massa muscular. Porém, o que poucos sabem, é que ele possui nutrientes de alto valor biológico, como a proteína do soro do leite, com propriedades que favorecem outras funcionalidades. Tal característica faz que o whey seja também adotado como um complemento em tratamentos voltados para o controle da imunidade, diabetes, pressão arterial e sarcopenia.

Por se tratar de uma proteína em pó, é uma opção prática e que pode ser consumida inclusive por quem não tem uma forte rotina de treinos. A forma de consumo do whey, no entanto, ainda desperta dúvidas: Deve ser diluído com água ou com leite? Quantas vezes ao dia? Pré ou pós treino? Qual tipo é o mais indicado para cada objetivo? Qual é o melhor custo-benefício?

Confira as indicações do nutricionista e educador físico Luiz Paulo Borges e, ao final da matéria, a seleção da CB Vitrine com os melhores preços do mercado!

Concentrado, isolado ou hidrolisado?
Para saber diferenciar os tipos de proteína extraída do leite entre o concentrado, isolado ou hidrolisado, é importante entender que, quanto mais filtrado ele é, maior o seu valor biológico. E quanto menor é a sua partícula, melhor e mais rápida é a sua absorção e utilização pelo organismo. Entenda a diferença entre os três tipos.

Hidrolisado: É o whey protein mais caro por sua produção ser complexa: passa por uma quebra, a hidrólise, para facilitar a digestão e a absorção. Reúne frações menores de proteínas, que são absorvidas mais rapidamente pelo corpo. É indicado para pessoas com dificuldade de digestão proteica ou intolerância à lactose, pois sua purificação e fragmentação aumentam as chances de digestão e reduzem possíveis desconfortos abdominais.

Isolado: É a forma mais pura de whey protein, sendo composto por 90% de proteínas ou mais. Além disso, é livre de gorduras e contém menos de 1% de lactose, podendo ser consumido por pessoas com intolerância a lactose e glúten. O whey protein isolado contém todos os nutrientes do leite, como vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais. Essa forma é facilmente digerida. Custo e benefício moderados.

Concentrado: Por ter entre 30% e 80% de proteínas na composição, sua velocidade de absorção é a mais lenta entre os três tipos. Pessoas com algum tipo de alergia ou restrição a um dos componentes (caseína, lactose etc) devem evitá-lo, uma vez que pode promover desconfortos abdominais ou intolerâncias. Melhor custo-benefício para quem não tem restrições.

True whey hidrolisado e isolado de vanilla creme brulle | True Source

Muke whey isolado e hidrolisado de baunilha | +Mu

Divulgação - Muke whey protein sabor baunilha | Mu

Whey protein concentrado de capuccino | Dux

100% whey sabor cookies & cream | Max Titanium

Divulgação - Whey protein Max Titanium sabor baunilha

Cookies & cream | Bold

 

 

Divulgação - Muke whey protein sabor baunilha | +Mu
Divulgação - Whey protein Max Titanium sabor baunilha