Por Vitrine
Durante a gravidez a mulher passa por intensas modificações imunológicas, endócrinas, metabólicas e vasculares que podem levar a alterações tanto fisiológicas quanto patológicas na pele. Dentre elas está o melasma, que é a alteração dos hormônios estrogênio e progesterona. Moléculas bioativas da placenta também podem desencadear essas manchas que passam a ser perceptíveis no rosto como um todo, principalmente, no terceiro trimestre da gestação.
Os principais cuidados para quem tem esse quadro é - sobretudo - uma boa orientação até porque não tem cura. “Não só a radiação solar desencadeia o melasma, mas também o calor presente em situações corriqueiras como dentro de um carro que ficou exposto por horas ao sol ou até mesmo quando aproximamos o rosto a uma panela enquanto cozinhamos”, afirma a dermatologista Natália Medeiros.
Natália explica que, quando qualquer parte do corpo é exposta ao sol sem proteção, a hiperpigmentação ocorre também na face – mesmo que ela tenha sido protegida. Isso acontece porque a radiação solar desencadeia a produção de um hormônio que estimula o bronzeamento. Há receptores dele em todo lugar, inclusive na área do melasma, o que acaba reativando a coloração.
Confira os produtinhos básicos para amenizar as manchas.
-
Filtro solar
A escolha do protetor deve abranger proteção contra a radiação UVA e UVB e ter fator de proteção acima de 50. É importante priorizar aqueles com cor, já que a coloração faz uma barreira física contra a luz visível. -
Reposição do protetor
É importante que o protetor seja repassado a cada duas horas. O uso de proteção das outras partes do corpo por meio de roupas, guarda-sol, chapéu e boné também é necessário. -
Fotoprotetores e despigmentantes
Após avaliação do dermatologista, pode-se usar fotoprotetores e despigmentantes orais como polypodium leucotomos, picnogenol ou ácido tranexâmico)
Kit com protetor solar e gel de limpeza facial La Roche Posay
Protetor solar FotoUltra Spot Prevent FPS 99 ISDIN
Protetor solar Idéal Soleil Clarify FPS 60
Protetor solar em pó Episol
O Correio Braziliense se isenta da responsabilidade sobre os preços e qualidade dos produtos, sendo os termos e condições de venda definidos pelas respectivas plataformas de e-commerce e poderá receber comissões pelas transações nas lojas parceiras.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.