Uma pista impecável e diversos superesportivos à disposição. Parece sonho, né? Mas, essa foi a nossa realidade na última segunda-feira, 7/12. A Audi utilizou as instalações do recém-lançado Circuito Panamericano, em São Paulo, para apresentar os novos TT RS, RS 4 Avant e RS 5 Sportback. O trio já era comercializado no Brasil, porém chega à linha 2021 com atualizações no design e equipamentos inéditos de série.
Vamos começar pelo Audi TT RS tabelado em R$ 442.990. Apesar de completo, o cupê ainda pode sair de fábrica com três opcionais: pacote Black para o acabamento exterior (R$ 12.000); pacote Interior Design, que acrescenta volante revestido em alcântara e detalhes na cor vermelha (R$ 15.000); bem como algumas cores exclusivas (R$ 37.000).
Visualmente, o esportivo ganhou novas entradas de ar, no para-choque dianteiro, e uma grade redesenhada. Na traseira, o para-choque também mudou e o carro recebeu um aerofólio fixo aprimorado.
Debaixo do capô, tudo igual ao modelo anterior — e isso é ótimo. O motor é um cinco cilindros turbinado de insanos 400cv e 48,9kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas, sempre com tração Quattro. Com esse conjunto, o TT RS vai de 0 a 100km/h em apenas 3,7s. Claro, com um lindíssimo ronco para animar o seu dia.
Na dupla RS 4 e RS 5, as mudanças são mais visíveis. Os faróis são do tipo matrix com tecnologia laser. A grade single frame cresceu para reforçar a cara de poucos amigos. A maior novidade, porém, está na carroceria do RS 5. Anteriormente, o modelo era vendido, no Brasil, apenas na versão duas portas. Agora, chega com cinco portas, tornando-se um carro mais versátil.
Do lado de dentro, destaque para a nova central MMI de 10,1 polegadas sensível ao toque. Muito além de música, o sistema informa praticamente tudo sobre os modelos, inclusive a temperatura do motor e da transmissão. Controle de cruzeiro adaptativo e carregador por indução para telefone celular passam a ser oferecidos como itens de série.
A dupla compartilha o mesmo coração. Um V6 biturbo de 450cv e 61,2kgfm de torque. Com câmbio automático de oito marchas e tração Quattro, RS 4 e RS 5 aceleram de 0 a 100km/h em 4,1s e 3,9s, respectivamente. Caso você não queira dirigir um carro tão bruto, o tempo todo, basta usar o Audi Drive Select. Ao toque de um botão, é possível escolher os modos Conforto, Automático, Dinâmico e Personalizável para alterar as respostas do motor, acelerador, direção e até suspensão.
Por todas as novidades e exclusividades, o Audi RS 4 Avant custa a partir de R$ 585.990, enquanto o RS 5 Sportback chega com preço inicial de R$ 605.990. E esses valores podem mudar bastante, viu? Além dos pacotes de acabamento, como no TT RS, os dois modelos podem ser equipados com freios de cerâmica por R$ 60 mil. Já para o RS 5, há, ainda, um belo jogo de rodas 20” bronze tabelado em R$ 25 mil.
Achou os preços elevados? Caso você faça parte do seleto grupo de brasileiros capaz de pagá-los, saiba que cada centavo vale a pena. Ah, e quando reclamar da segunda-feira, lembre-se desta matéria. Você verá que o começo da semana pode, sim, ser bem legal. :)