Clayton Sousa
Juro para vocês que sou bem cabeça aberta para inovação. Tecnologias semiautônomas, central multimídia totalmente integrada com telefone celular e várias outras novidades tornam, obviamente, a vida mais fácil.
Quando o assunto envolve as motos, confesso ser mais conservador. Um dia desses, a Honda me convidou para acelerar a Africa Twin com câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT). "Mas, moto bigtrail sem passar marcha? Como assim?”. Isso foi a primeira coisa a passar pelo meu pensamento.
Topei o desafio e fui para o Centro Educacional de Trânsito da Honda, em Indaiatuba (SP). Depois de entender melhor sobre o sistema, também conhecido como “Dual Clutch Transmission” e amplamente utilizado em carros esportivos, hora de acelerar. O começo do teste foi com a Africa Twin com câmbio manual de seis velocidades.
Acelerei a moto como ela merece, afinal, conheço bem o conjunto. Puxadas fortes em retas, manobras fechadas, com barreiras e até trechos off-road. A vontade era de ficar o dia todo lá, porém chegou o momento de colocar os meus conceitos à prova (por mais resistente que eu ainda estivesse).
Olhando rapidamente, era o mesmo veículo — até na cor. A primeira diferença era a ausência da manete da embreagem. No lugar, fica o freio de estacionamento. Liguei o motor, apertei o D (Drive), girei o acelerador e a mágica começou a acontecer. A transmissão realizou as trocas com rapidez e suavidade.
Mérito da dupla embreagem que deixa, sempre, duas marchas pré-engatadas. Quando você está de 4ª, por exemplo, a 3ª e a 5ª ficam prontas para serem usadas, conforme a necessidade. Se preferir, também dá para fazer as seleções, manualmente, por meio de botões posicionados no punho esquerdo.
O motivo do evento, na verdade, era anunciar o DCT como uma das maiores novidades da Africa Twin 1100L 2021. Importada do Japão, a moto deve chegar em meados do ano que vem. Antes, entre abril e maio, começam as vendas do modelo manual, nesse caso produzido em Manaus (AM).
Além da transmissão única no segmento, a aventureira terá painel TFT de 6,5 polegadas e sensível ao toque, novos farol e carenagem, suspensão eletronicamente ajustável e motor levemente maior. Ele passará de 1.000cm³ para 1.100cm³. As demais informações técnicas são mantidas em sigilo, devido às possíveis alterações impostas pelas medições de poluição e ruídos.
Na Europa e Estados Unidos, o propulsor rende 102cv e 10,7kgfm de torque. Independentemente disso, uma coisa é certa: o tal do câmbio de dupla embreagem, assim como aconteceu comigo, tem tudo para te surpreender. Aposta?