O câmbio automatizado não está mais entre nós, meus amigos. Ainda bem. O último modelo brasileiro com essa opção era o Fiat Cronos 1.3. Agora, o carro é vendido, apenas, com transmissão manual de cinco velocidades ou automática com conversor de torque.
O polêmico automatizado, trazido pela primeira vez ao país pela Chevrolet, em 2007, nada mais é do que uma caixa tradicional, porém com uma espécie de robô responsável por acionar a embreagem e trocar as marchas. Uma das maiores queixas dos donos é, justamente, os "soluços" na hora do sistema fazer todo esse trabalho. Algo, realmente, nem um pouco confortável.
Justiça seja feita, é importante deixar claro que existe outro tipo de câmbio automatizado muito bom: o de dupla embreagem. Nesse caso, as mudanças de velocidades são extremamente rápidas e imperceptíveis. Não é à toa que grandes marcas usam o equipamento, como Porsche, Audi, Lamborghini, Mercedes-Benz entre outras. Se você ainda não dirigiu um carro com esta tecnologia, vale a pena fazer um test drive.
Meu sonho!
Lembra do Fiat Tipo? Aquele hatch médio que revolucionou o mercado e marcou época nos anos 1990? Pois é. O modelo acaba de passar por um facelift na Europa. Além de atualizações visuais, inclusive com o novo logo da montadora, ele ganhou uma versão aventureira. A iluminação é Full LED e as rodas podem ser de 16 ou 17 polegadas.
O que importa nessa história toda, para nós brasileiros, é o que está escondido embaixo do capô: o motor 1.0 GSE Turbo com 100cv e 19,3 kgfm de torque. Estamos falando do mesmo propulsor, Firefly, que equipará, no ano que vem, vários modelos da Fiat, como Argo, Cronos e Strada. Dependendo, até o primo Jeep Renegade. Tem mais um detalhe neste lançamento europeu. As linhas do Tipo Cross podem servir de inspiração para o novo SUV da marca, aqui no país. Nos bastidores, ele é chamado de Argo SUV. É esperar para ver. Ah, e sobre o Tipo, ele seria bem-vindo no Brasil. O que você acha?
Novas regras
Depois da polêmica nota rebaixada do Hyundai HB20, o Latin NCAP colocou em prática o seu novo protocolo, anunciado ainda no final de 2019. As regras, bem semelhantes aos do Euro NCAP, prometem exigir bem mais dos veículos para obtenção da nota máxima nos testes de colisão.
Dentre as novidades, estão o novo sistema de pontuação unificado para adultos e crianças.
Anteriormente, as notas eram separadas. Além disso, equipamentos de segurança e controle eletrônico de estabilidade ajudarão no resultado. O temido teste do alce colocará esse equipamento em teste prático. Os primeiros resultados obtidos com esse parâmetro serão publicados antes do final do ano. As novas regras devem valer até dezembro de 2023.