Assim como os carros elétricos estão cada vez mais presentes no mercado brasileiro, os eletropostos, pontos para recarregar estes modelos, seguem em expansão. O mais novo corredor é fruto de uma parceria da Audi, Porsche e Volkswagen com a EDP.
O projeto promete ligar São Paulo a outras cidades e estados do Brasil, incluindo Brasília. Ao todo, serão 30 locais com inauguração ao longo dos próximos três anos.
Cada posto terá espaço para até três carregamentos simultâneos — um deles com o modo ultrarrápido. Inéditos no Brasil, estes pontos prometem até 150 quilômetros de autonomia com apenas 15 minutos de conexão.
Fruto de um investimento de R$ 33 milhões, o corredor se interligará a outros existentes, como o do eixo Rio-SP, formando uma rede ainda mais abrangente. Além de São Paulo e Brasília, Belo Horizonte e Curitiba receberão estações estratégicas de recarga. Desta forma, viajar de carro elétrico pode deixar de ser uma aventura.
O primeiro dos 30 eletropostos já está em funcionamento. Ele fica em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, uma região de passagem importante, de acordo com os idealizadores do projeto.
Para utilizar os pontos de carregamento, os motoristas devem efetuar um cadastro no site da EDP Smart e solicitar um Cartão de Mobilidade Elétrica. Com ele, é possível desbloquear os conectores das estações. Um aplicativo também está disponível. Ele serve tanto para fazer a recarga quanto para consultar as vagas livres disponíveis.
Os eletropostos estão disponíveis para veículos de todas as marcas, não somente da Audi, Porsche e Volkswagen. A utilização, neste primeiro momento, será gratuita. Os futuros valores ainda não foram divulgados.