Crise para quem?

2020 ainda está longe de acabar e a Porsche já comemora um recorde. Ela entregou, no Brasil, 2.130 veículos apenas de janeiro a setembro — alta de 60% em relação ao mesmo período de 2020. Esta é a primeira vez na história que a montadora alemã emplaca mais de 2.000 máquinas, por aqui, em um período de 12 meses. Quem acelerou na frente, no ranking de vendas, foi o Novo 911 (685 unidades). Em seguida, estacionam o Cayenne (554), o Macan (446), o 718 Boxster (261) e a Panamera (100). Em todo o mundo, foram comercializados 191.547 veículos. Parabéns à Porsche pelo competente resultado e, claro, aos 2.130 compradores brasileiros pelo bom gosto. Queria eu estar nessa lista. :)

Até que enfim!

Eu sempre respeitei a história da Renault do Brasil. Com a inauguração da sua fábrica, em São José dos Pinhais, em 1988, ela fez bem o dever de casa e, aos poucos, pavimentou o terreno com 6,74% de participação de mercado, no acumulado de 2020. Estes números só não são melhores pela falta de capricho com o interior dos modelos, mas a confiabilidade mecânica é ponto alto. Para não ser injusto, o habitáculo do Novo Duster já deu um bom salto em relação à geração anterior. Ao que tudo indica, a virada de chave mesmo está a caminho. E os responsáveis têm nome: novos Sandero, Logan e Stepway. Os modelos, apresentados recentemente pela prima romena, Dacia, evoluíram muito em design. Ao lado de fora, chamam a atenção o design mais contemporâneo e o desenho das lanternas e dos faróis com DRL. Ao lado de dentro, nada do que estamos acostumados. Em uma imagem recente, divulgada por uma página de fãs da marca, é possível notar a evolução. Layout completamente renovado, central multimídia destacada e até suporte para smartphones. Ainda não há previsão para o início da produção, por aqui, mas ela irá acontecer. Pode escrever. Agora, se eu estou feliz, imagine os concessionários que veem a evolução cada vez mais rápida dos seus concorrentes?

Mais por mais

Um tapa no visual sempre eleva a autoestima. E o Fiat Mobi está se achando. Ganhou novo para-choque dianteiro, calotas com desenho diferente, além da versão Trekking. Apesar de questionado, na época do seu lançamento, o pequeno italiano já conquistou 215 mil garagens, Brasil afora, e ocupa a 13ª posição entre os veículos mais emplacados, de janeiro a setembro deste ano, com 30.286 unidades. Voltando à maior novidade, a versão Trekking, ela adiciona teto bicolor com barras longitudinais, calotas escurecidas ou rodas de liga leve de 14 polegadas (opcionais), retrovisores em “black piano”, bancos com tecidos exclusivos e costura laranja, além de adesivos para todos os lados. Outra novidade do subcompacto é a possibilidade da instalação da central multimídia UConnect de 7” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio — a mesma utilizada na Nova Strada e na Toro 2021. Mas como opcional, em todas as versões. Com mudanças discretas no visual e reajuste de até R$ 3.000 no preço, o Fiat Mobi será comercializado por R$ 38.990 (Easy), R$ 46.490 (Like) e R$ 47.390 (Trekking).