De todos os componentes do carro, o que mais sofre nos dias quentes é o sistema de arrefecimento. Com temperaturas altas, o ideal é levar o carro para uma revisão.
O sistema de arrefecimento é composto por diversas peças — listadas ao lado. Elas são essenciais para o perfeito funcionamento do conjunto. Caso uma falhe, as outras também podem parar.
O superaquecimento do motor sempre trás dores de cabeça. Em oscilações mais simples, você encara um risco para a segurança, já que precisará encostar e aguardar a temperatura voltar ao normal. Agora, se o motor esquentar demais, e por muito tempo, o golpe no bolso será grande.
Em situações mais extremas, pode ser necessário realizar uma retífica parcial ou completa do propulsor. Além dessa manutenção ser mais demorada, ela pode custar de R$ 3 mil a R$ 12 mil, dependendo da marca e do modelo do carro.
Apesar disso parecer complexo, é simples manter tudo em harmonia. Fique de olho nas luzes do painel e no indicador de temperatura. Se algum sinal aparecer de repente, procure um acostamento mais próximo. Outra dica é trocar a água do radiador por aditivo.
O produto, produzido à base de monoetilenoglicol, aumenta o ponto de ebulição e diminui o ponto de congelamento da água, o que ajuda a manter o sistema de arrefecimento na temperatura ideal. Caso ainda tenha dúvidas, mande um e-mail para a nossa equipe ou converse com o seu mecânico de confiança.