Teste de colisão

Rebaixado no ranking

Hyundai HB20 vai mal em novo teste do Latin NCAP e recebe apenas uma estrela

O Hyundai HB20 sofreu um grande baque no quesito segurança. Um novo teste do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, rebaixou a nota do modelo de quatro para uma estrela.
De acordo com o instituto, o maior problema foi o resultado do teste de impacto lateral. Ele ultrapassou os limites permitidos, com baixa proteção no tórax do ocupante adulto, e obteve a pior avaliação possível (pobre). Segundo o protocolo, quando uma parte do corpo do boneco de testes recebe uma pancada tão forte, a nota total do carro é reduzida para uma estrela.
Nos outros testes, o HB20 alcançou resultados semelhantes aos obtidos anteriormente, tanto que o modelo manteve as três estrelas para a proteção de crianças. Pelo menos, no relatório final, a estrutura do habitáculo foi considerada estável, com boa proteção para cabeça e pelve.
Para você entender melhor tudo isso, no protocolo atual, os resultados vão de zero a cinco estrelas. As análises são realizadas em laboratório com velocidades de 64km/h, para colisão frontal, 50km/h, para lateral, e de 29km/h para batida lateral contra poste — caso o carro seja equipado com airbag de cortina.

Desdobramento do caso

Na época do lançamento da atual geração do HB20, em setembro de 2019, o carro, produzido no Brasil e cedido pela montadora, passou pelo crivo do Latin NCAP. O que houve, agora, foi uma espécie de auditoria com uma unidade comprada pela entidade.
“É surpreendente e decepcionante que uma fabricante como a Hyundai, líder em segurança nos mercados globais, seja caracterizada por um fraco desempenho na América Latina. É possível produzir veículos populares cinco estrelas. Portanto, os brasileiros deveriam questionar a Hyundai”, alerta Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.
Além do hatch não oferecer controles de tração e estabilidade como itens de série, os airbags laterais estão disponíveis, somente, partir da versão Vision Pack. A Hyundai negou qualquer mudança na estrutura do modelo e prometeu fazer uma investigação para entender os motivos do rebaixamento. O HB20 é o segundo veículo mais vendido do Brasil.