Pela segunda vez, desde o seu lançamento, em 1998, a Fiat Strada conquistou o pódio de carro mais vendido do país. E não estamos falando só entre as picapes não, mas em todas as categorias. O feito aconteceu no mês de setembro , com 11.873 emplacamentos. Vale destacar que a maior parte das negociações da Strada se dá na modalidade de venda direta.
A nova geração da picape foi apresentada neste ano e mudou por completo. A caminhonete ficou mais moderna, bonita e segura — com a adoção de controles de tração e estabilidade, além de quatro airbags e direção elétrica.
A segunda posição pertence ao Chevrolet Onix, com 9.561 unidades, seguido pelo Hyundai HB20 com 7.350 emplacamentos. Os dois concorrentes, que sempre mandam bem nos números, também ficaram surpresos com o avanço da caminhonete italiana.
O primeiro sedã da lista, o Onix Plus, abraçou a quarta posição geral com 5.269 novos donos. Fiat Argo e Ford Ka fecham o top 6, com 4.193 e 3.984 emplacamentos, respectivamente.
No desejado mercado de SUVs, a liderança foi do Hyundai Creta (3.923 unidades). O Chevrolet Tracker acelerou logo atrás (3.121) com o Honda HR-V na cola (2.937).
O mês de setembro ficou marcado, também, por ser o primeiro em que o Volkswagen Nivus vendeu mais do que o seu irmão de plataforma, o Polo. Viu só? Tivemos surpresas até dentro da mesma família. Foram 2.871 unidades comercializadas do SUV contra 2.838 do hatch.